Moda Lisboa e L’Oréal Professionnel: 19 anos de parceria celebraram talento e sustentabilidade

Na 63ª edição da Moda Lisboa – que começou no dia 10 de outubro e decorre até amanhã, dia 13 – a L’Oréal Professionnel celebra 19 anos como patrocinadora oficial do evento. A marca reforça o apoio ao talento criativo e ao desenvolvimento da indústria de cabelos em Portugal.

Nesse sentido, Gonçalo Nascimento, Portugal Market Director, Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal, falou, em exclusivo, numa pequena entrevista, à Marketter, um pouco sobre esta parceria de quase duas décadas entre a marca e o evento.

 

A L’Oréal Professionnel celebra este ano 19 anos de parceria com a Moda Lisboa. De que forma esta colaboração tem evoluído ao longo dos anos e qual tem sido o impacto tanto para a L’Oréal como para a Moda Lisboa?

A parceria com a Moda Lisboa tem contribuído, numa perspetiva B2B (negócio para negócio), para apoiarmos e desenvolvermos a indústria profissional de cabeleireiros, dado o exigente contexto de trabalhar nos bastidores de uma semana de moda. Junto da consumidora, esta parceria tem como objectivo elevar a profissão de cabeleireiro, verdadeiros criadores das mais recentes tendências de cabelo. Queremos que as diversas criações destes 19 anos de parceria, se projetem para além dos desfiles e, através das Redes Sociais, Influencers e Imprensa, inspirem as consumidoras.

O desfile “Sangue Novo” é uma forma da organização apoiar os novos designers. Como é que a L’Oréal tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento destes talentos emergentes na indústria da moda em Portugal?

Fiel ao nosso compromisso com o cabeleireiro, de o acompanhar em todas as etapas e com o objetivo de ser um catalisador de talento e excelência, a Divisão de Produtos Profissionais (DPP) da L’Oréal apoia a formação profissional e a empregabilidade, trabalhando em parceria com escolas e academias de formação profissional públicas (sendo L’Oréal Professionnel a única marca de cosmética capilar com protocolo assinado com o IEFP) e privadas.

L’Oréal Professionnel patrocina ainda os campeonatos de Portugal National Skills, que reconhecem o talento dos estudantes de formação profissional de cabeleireiro e nos quais participam todas as regiões de Portugal.

Para além das parcerias mencionadas, a DPP disponibiliza uma plataforma digital de E-Learning – L’Oréal Access – a todos os cabeleireiros de Portugal, quer tenham uma relação comercial connosco ou não. Esta plataforma permite-nos oferecer o mais completo programa formativo O+O para acompanhar o desenvolvimento das competências do cabeleireiro em técnicas, tendências e inovação de produtos, soft skills e orientação profissional.

Com o objetivo de desenvolver as competências do estilista em termos de gestão sustentável do seu negócio, criamos uma academia de formação de negócio – L’Oréal Business Academy – onde são realizadas formações sobre digitalização (uso das redes sociais, como criar conteúdos,) , finanças (gestão de uma P&L, como rentabilizar serviços,…), sustentabilidade, marketing e vendas.

Para amplificar o impacto de todas estas iniciativas, esforçamo-nos por oferecer a todo o sector os melhores espaços de formação. Na península ibérica, temos academias em Madrid, no Porto e um “Lab em Barcelona”. A grande novidade, e que reforça a nossa aposta no sector, é que brevemente vamos abrir um novo Lab em Lisboa. Todos estes espaços estão orientados para formar os profissionais. Possuem equipamentos únicos e tecnologia de ponta. São também concebidos com um firme compromisso com a sustentabilidade.

Assim como “Sangue Novo” apoia novos designers, a DPP apoia o cabeleireiro desde que este deseja ser um e disponibiliza formação ao longo de toda a sua carreira.

Nesta 63º edição, L’Oréal Professionnel colabora com Jean Louis David, uma grande e prestigiada cadeia internacional de cabeleireiros, para criar os looks do desfile “Sangue Novo”. Este momento assinala a renovação de uma parceria que reflete a importância da moda na identidade de ambas as marcas e a constante aposta na formação de novos talentos profissionais.

A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante. Que iniciativas têm sido desenvolvidas pela L’Oréal para reduzir o impacto ambiental dos produtos e como tem sido a reação dos consumidores e profissionais a estas inovações?

A sustentabilidade é hoje um dos pilares do grupo L’Oréal, refletida em todas as divisões de negócio. A sua importância está bem refletida no nosso propósito: Criar a beleza que faz avançar o mundo.

No caso particular da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal, o nosso objetivo é transformar todos os nossos parceiros em atores de desenvolvimento sustentável, através do Programa “Hairstylists for the Future”.

É um programa de sustentabilidade com parceiros locais e alianças internacionais, que propõe iniciativas baseadas em três pilares: redução do consumo de água, reciclagem de resíduos e alternativas de consumo de energias renováveis em salões de cabeleireiro em Portugal.

Na redução do consumo de água, L’Oréal Professionnel codesenvolveu L’Oréal Water Saver, um chuveiro profissional, que poupa até 69% de água comparativamente a um normal chuveiro de salão (redução de fluxo de água em comparação com chuveiro de salão normal), já tendo contribuído para a poupança de 22,5 milhões de litros de água (o equivalente a 9 piscinas olímpicas), nos salões parceiros que contam com esta solução.

Na reciclagem de resíduos, temos uma parceria com a start-up Clic Recycle que tem como propósito dar uma segunda vida ao cabelo cortado nos salões de cabeleireiro. Este cabelo é posteriormente utilizado para agricultura regenerativa e em redes capilares biodegradáveis para a limpeza de óleos, hidrocarbonetos e metais pesados em portos, rios e mares.

O cabelo, para além de ser biodegradável, provou ser mais absorvente que materiais como o cádmio, o cobre, o zinco ou o chumbo. Segundo dados da própria start-up, um quilo de cabelo pode absorver até 8 litros de óleos e petróleo. Em conjunto com os salões aderentes, já conseguimos evitar a emissão de 405kg de CO2, pela não incineração de 90 kilos de cabelo recolhidos e processados.

Finalmente, para as alternativas de consumo de energias renováveis e considerando que quase 60% da energia produzida em Portugal é renovável, proporcionamos aos cabeleireiros uma solução de energia 100% renovável através da empresa portuguesa Goldenergy, contribuindo para uma transição ecológica que minimize os efeitos do aquecimento global.

Com estas iniciativas, estamos a recrutar cabeleireiros para construirmos, em conjunto, soluções mais sustentáveis para os salões. Já contamos com 23 países e 3 mil salões (mais de 300 em Portugal) comprometidos na cocriação de soluções para esta aventura sustentável de 360º.

Finalmente, e de igual relevância, mas quiçá menos visível, temos apostado noutras medidas que contribuem para uma maior sustentabilidade: redução do PLV (e integração de PLV com menor pegada, de material reciclado, menos intensivo), otimização dos conteúdos e formatos digitais com pegada carbónica e redução da destruição de produto final obsoleto.

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