Moda lidera as compras online em Portugal, mas e-Commerce de livros aumenta

O comércio electrónico tem crescido, nos últimos anos, a nível europeu e surge, cada vez mais, como uma resposta cómoda e rápida às necessidades dos portugueses. Um estudo realizado pela ecommerceDB (ECDB) a várias economias europeias atribui ao e-Commerce uma contribuição de 4,8% para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, posicionando Portugal no 8.º lugar.

Cerca de 55% dos residentes em Portugal, entre os 16 e os 74 anos, faz compras e/ou encomendas online. Os consumidores entre os 25 e os 74 anos são aqueles que mais transacções realizaram, não havendo uma distinção clara no que ao género diz respeito. No que toca à distribuição territorial, destaca-se a Área Metropolitana de Lisboa, seguida da Área Metropolitana do Porto e as regiões Norte e Centro.

O sector mais procurado pelos portugueses nas compras online é o da moda, que inclui vestuário, calçado e acessórios. Segundo dados do “E-Commerce Report 2023” dos CTT, esta categoria, para além de ser das mais requisitadas, continua a conquistar cada vez mais consumidores, registando mais 1 ponto percentual em comparação com 2022 e com tendência para crescer no futuro. A par disto, cresce igualmente a compra de vestuário em segunda mão.

As outras categorias que seguem como mais compradas são Equipamentos Electrónicos e Informáticos, Higiene e Cosmética e Livros e Filmes. Segundo os dados apresentados no Relatório Anual da ANACOM, o sector dos “Livros e Media” decresceu 3.8 pontos percentuais face ao ano anterior, no retalho físico. No entanto, o mercado editorial tem vindo a conquistar mais público no Instagram e TikTok, plataformas digitais cada vez mais utilizadas pelos e-buyers nas suas compras, o que faz com que as vendas da categoria sejam altas no comércio electrónico.

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