Explosão de vendas online: consumidores gastam mais de 220 M€ em moda, beleza e luxo. Shein e Temu ganham terreno
O estudo Top 500 Fashion, Beauty & Luxury Retail Europe 2024 prevê que em 2025 haja um crescimento de 5% e que o valor de compras online em moda, beleza e luxo suba para 224 mil milhões de euros.
De acordo com o estudo, levado a cabo pela Cross-Border Commerce Europe, plataforma especializada em e-commerce transfronteiriço, em 2023 estas vendas atingiram os 213 mil milhões de euros, com 82 mil milhões de euros provenientes de transacções transfronteiriças.
A mesma plataforma expõe que o comércio total de moda, beleza e luxo na Europa, online e offline, está avaliado em 719 mil milhões de euros, dos quais 514 mil milhões de euros exclusivos da moda (onde se inclue o luxo). 30% do total é realizado através de plataformas online.
Em particular, as transacções de moda e luxo representam 62% do mercado online, destacando-se como os principais segmentos.
O relatório da conta que o mercado online deste sector tem beneficiado com a entrada das plataformas chinesas Shein e Temu, que ganharam terreno em toda a Europa. Estas empresas, a acrescentar à Amazon e à Zalando, têm promovido uma maior acessibilidade e variedade de produtos para os consumidores.
“A recente incursão da Amazon no segmento de compras com desconto, espelhando os modelos da Temu e da Shein, revela uma mudança estratégica para alavancar as capacidades de produção da China. Este movimento visa aumentar a acessibilidade e a selecção de produtos, competindo directamente com os players estabelecidos no espaço de e-commerce de baixo custo,” refere a plataforma.
“O desafio para a Amazon não está apenas em penetrar neste mercado ferozmente disputado, mas também em convencer os consumidores a fazer a transição de plataformas estabelecidas. Esta mudança exige preços competitivos, ofertas de produtos expansivas e medidas de construção de confiança num cenário competitivo moldado pela presença de mercado da Temu e da Shein»,acrescenta.
Além disso, o crescimento de marketplaces C2C (de consumidor para consumidor), como a Vinted, tem impulsionado as opções de moda em segunda mão, reforçando a tendência para um consumo mais sustentável.
Este tipo de plataformas de produtos em segunda mão transfronteiriços geraram, no total, 71 mil milhões de euros em valor bruto de mercadorias, dos quais 51 mil milhões de euros foram gerados por marketplaces B2C (de empresas para o consumidor).
O segmento de revenda C2C contribuiu com 12 mil milhões de euros, e prevê-se que este valor cresça até os 15 mil milhões de euros até 2025.
Ainda assim, no ranking das 500 maiores plataformas de moda, beleza e luxo transfronteiriças da Europa, a Amazon mantém a liderança.
De acordo com a Cross-Border Commerce Europe, a gigante do comércio electrónico tem apostado em colaborações com marcas de luxo oferecendo colecções exclusivas e de qualidade.
No segundo lugar na categoria moda surge a AliExpress, seguida pela Temu, eBay, Etsy, Shein, Zalando, Trenyol, Vinted e Cider.