Mobilidade para o cliente

Em 1946, Warren Avis inaugurou a primeira estação de aluguer de automóveis no Aeroporto de Detroit, Michigan, EUA. Treze anos mais tarde entrava em Portugal depois de a C. Santos, empresa especializada na importação e comercialização de veículos, ter adquirido uma frota de 12 veículos. Desde então, a história da empresa no nosso País tem sido feita de bons resultados. «Graças ao carácter inovador e espírito orientado para o cliente, a Avis tem melhorado progressivamente a sua posição no mercado nacional de aluguer de automóveis», declara Francisco Farrás, director-geral ibérico do Avis Budget Group.

Pelo meio, em 1972, tomava-se a decisão de fundar a Sovial – Sociedade de Viaturas de Aluguer, com um capital inicial de 4.200 contos (na moeda de então) e uma frota de 400 veículos. E, já em 1986, a Avis Portugal torna-se um negócio corporativo da Avis Europe, cotada na Bolsa de Valores de Londres. Actualmente com mais de 50 estações de aluguer em Portugal com veículos para aluguer diário e outsourcing de frota para empresas, numa frota composta por cerca de 8500 veículos, incluindo vans, a verdade é que a Avis Portugal passou nos últimos anos por vários momentos determinantes. Como foi o caso, em 1999, da assinatura de protocolo de colaboração com a CP (Comboios de Portugal) e criação do kit CP Avis, que inclui um bilhete de comboio e o serviço de rent a car durante 24 horas. «Esta parceria foi um serviço pioneiro e demonstra como a Avis Portugal tem trabalho para inovar o conceito de mobilidade, há quase duas décadas. Este ano a parceria celebra 20 anos de existência», sustenta.

Ainda em 2003 é lançado o site avis.com. pt, em 2012, o serviço de reservas móveis e, no mesmo ano, seria introduzido o Etoll para pagamentos de portagens. Em 2014 era lançado o Avis Tour Guide – equipamento GPS específico, carregado de rotas turísticas pré-estabelecidas, para facilitar as viagens em Portugal – e já este ano o Avis Budget Group surge com uma nova versão da “Avis App”, que permite aos clientes gerir todo o processo de aluguer de viatura a partir dos seus smart- phones, podendo optar para o veículo exacto que pretendem ou actualizar a reserva.

De resto, e ainda este ano, avançou com a compra das marcas Turiscar e Turisprime. «Ambas as marcas são reconhecidas no mercado pelo serviço de excelência que oferecem, assim com a relação que estabelecem com o cliente. A oferta das duas marcas não só permite que a rede portuguesa do Avis Budget Group cresça, mas também aumenta a sua capacidade de responder às necessidades de um grupo muito diversificado de clientes», explica Francisco Farrás. Estão totalmente operacionais no mercado português, sendo que o processo de integração está a decorrer e as duas marcas a trabalhar juntas no escritório do Prior Velho.

Mas, e segundo o director-geral ibérico do Avis Budget Group, também a Intermobilidade é estratégica para a Avis, uma vez que a empresa está comprometida em desenvolver soluções que respondam às necessidades dos seus clientes, cada vez mais focados em mobilidade e sustentabilidade: «A estratégia de negócios da Avis circula em torno do ecossistema Flex Mobility, que representa o âmbito dos serviços e soluções fornecidos pela empresa em termos de tipo de frota, durabilidade (longo, média, curto e muito curto prazo), tanto para clientes particulares quanto para empresas. Para cada necessidade do cliente, existe uma solução de mobilidade na Avis.»

Mais ainda, faz questão de monitorizar constantemente a experiência dos seus consumidores de forma a reinventar o processo de aluguer para o tornar mais conveniente, personalizado e simples para o utilizador. «Exemplo disso é a introdução de serviços de carros conectados e a melhoria das plataformas de serviços digitais, como a nova Avis App, lançada no início do ano. Este Verão apresentámos também uma novidade muito importante. Os consumidores procuram cada vez mais formas de viajar que sejam ecológicas e sustentáveis. Em resposta a esta nova procura de mobilidade, a Avis Portugal lançou a sua frota ecológica, onde oferece aos clientes a opção de aluguer de uma frota de veículos híbridos diversificada. Os clientes Avis Portugal podem agora escolher entre vários modelos ecológicos, como o Toyota Corolla, Toyota CHR e Kia Niro. A marca irá disponibilizar a sua frota ecológica progressivamente em todo o País, de forma a tornar o serviço disponível a nível nacional», reflecte.

Por cá, são os utilitários, viaturas pequenas e médias os modelos mais solicitados. No entanto, a frota tem modelos à medida das expectativas de todos os clientes e está preparada para responder às novas tendências.

Manter crescimento sustentado por mais algumas décadas…

Em ano de 60.º aniversário, a Avis Portugal criou uma assinatura especial e tem assinalado a efeméride nos vários momentos de comunicação e acções ao longo do ano. «Podemos dizer que as festividades começaram com o soprar das velas num bolo gigante que tivemos na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa)! Outro evento que marcou este ano foi a inauguração do nosso novo escritório. De forma a cumprir com os novos objectivos para o futuro, mudámos para uma nova sede mais ampla e moderna, proporcionando mais conforto aos nossos trabalhadores e com o propósito de promover uma maior união entre todos», recorda Francisco Farrás.

A empresa tem uma comunicação em duas vertentes, com consumidores e clientes comerciais, seja em canais mais tradicionais ou em novos canais digitais. Uma estratégia de proximidade e direccionada às expectativas e necessidades de cada um dos seus clientes. «Um bom exemplo dessa estratégia é a Avis App, que nos permite responder às necessidades imediatas dos clientes, com as tecnologias mais recentes e as novas tendências de mobilidade.»

Aliás, conforme esclarece ainda, a Avis fornece soluções de mobilidade para as necessidades dos consumidores locais e também para os turistas que pretendem viajar em lazer ou que visitam o País em negócios. Para Francisco Farrás, director-geral ibérico do Avis Budget Group, o fluxo e os níveis de turismo são importantes para o negócio e essa é uma das razões para as quais tem estabelecido parcerias dentro da indústria, com o objectivo de incentivar o turismo em Portugal e impactar todos os prestadores de serviços que operam no sector.

«Podemos confirmar que as nossas expectativas para 2019 são de crescimento contínuo e sustentado, reforçando a nossa proposta de valor junto aos clientes em termos de mobilidade, sustentabilidade e eficiência de serviços. O investimento em tecnologia e a aposta no serviço digital continuarão a orientar a nossa estratégia. Queremos que as nossas diferentes marcas continuem a ser a referência na sua linha de negócios, passando também pelo turismo e lazer, oferecendo um atendimento personalizado para cada cliente e adaptado a cada situação. Depois de vencermos o prémio Publituris de Melhor Rent a Car, sentimos ainda mais responsabilidade em oferecer o melhor serviço aos nossos clientes. No entanto, estamos confiantes de que vamos continuar a corresponder às expectativas e a oferecer a melhor solução para cada uma das necessidades da mobilidade», declara o director-geral ibérico.

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