Mobilidade deve ficar só 15% abaixo dos níveis pré-pandemia durante esta semana
O início do plano de desconfinamento e o bom tempo serão os ingredientes ideais para levar cada vez mais portugueses à rua. A PSE prevê que, esta semana, Portugal alcance um índice de mobilidade de cerca de 85% daquilo que são considerados os níveis normais pré-pandemia. Isto significa que a circulação de pessoas fica apenas 15% abaixo do registado antes do início da crise sanitária.
De acordo com a MOP, que dá conta da previsão, os níveis de mobilidade estão muito próximos da normalidade. “Comparando este lockdown com o do ano passado, podemos afirmar que este segundo confinamento teve muito mais pessoas em circulação nos dias úteis, cerca 53% de mobilidade, contra os 40% de mobilidade existentes no primeiro confinamento”, indica a empresa de publicidade em exterior.
Antes da pandemia, 75% de população circulava e 25% confinava naturalmente (por já estar em teletrabalho, por exemplo). Em Janeiro deste ano, os valores de mobilidade rondavam os 68% e, agora, neste primeiro momento de desconfinamento chega aos 60,1%. É “praticamente o mesmo valor verificado antes do confinamento”.