Mobile vai dominar as compras de Natal
Os equipamentos móveis deverão ser o principal instrumento de compra online no próximo Natal – período de consumo que arranca já este mês, com a Black Friday. Segundo a Salesforce, 70% do tráfego de comércio electrónico e 52% do total de encomendas terão origem em telemóveis ou tablets.
A Salesforce antecipa ainda um crescimento de 15% nas receitas do comércio digital face ao ano passado. As vendas totais deverão alcançar os 768 mil milhões de dólares (cerca de 699 mil milhões de euros), a nível mundial, neste período.
A mesma análise revela que as vendas durante a Black Friday poderão chegar aos 39,6 mil milhões de dólares (36 mil milhões de euros). Para a Cyber Monday, as previsões são semelhantes: 32,2 mil milhões de dólares (29,3 mil milhões de euros). Quem opta por comprar os presentes cerca de um mês antes do Natal encontra nas promoções a principal motivação, daí que as redes sociais e assistentes de voz também sejam vistos como ferramentas úteis para descobrir os melhores preços.
Quanto à Geração Z, a Salesforce adianta que será chave neste Natal. Esta geração impulsionará a compra social, ou seja, realizada através de redes sociais como Instagram ou Facebook: consumidores nascidos entre 1994 e 2010 apresentam uma probabilidade 3,5 vezes maior face aos Baby Boomers de recorrer a estas plataformas.
Além disso, a influência que estes consumidores poderão ter nos seus pais fará também com que, pela primeira vez, as compras sociais cheguem aos dois dígitos.