Missão Continente doou 15 milhões de euros a 1071 instituições no primeiro semestre de 2024
No primeiro semestre de 2024, a Missão Continente doou cerca de 15 milhões de euros em bens alimentares e não alimentares a 1071 instituições de solidariedade social e apoio a animais em todo o país.
Deste montante, mais de 14 milhões de euros correspondem a excedentes alimentares, ou seja, produtos que, embora sem valor comercial, permanecem aptos para consumo, totalizando mais de 4 milhões de refeições salvas.
Estes dados são divulgados no contexto das comemorações do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, celebrado a 29 de Setembro.
Os artigos alimentares doados são considerados excedentes quando perdem o seu carácter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular.
Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares, bem como, bens não alimentares. Estas doações ocorrem durante todo o ano, abrangendo as mais de 350 lojas Continente, localizadas de norte a sul do território continental e arquipélagos.
«Estas acções reflectem o nosso alinhamento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como a erradicação da pobreza (ODS 1) e a promoção de padrões de produção e consumo responsáveis (ODS 12), criando um impacto positivo e duradouro nas comunidades onde estamos inseridos.», explica Nádia Reis, Directora de Brand Responsibility do Continente.
O Continente dedicou esta semana à sustentabilidade, através da sensibilização dos colaboradores, clientes e parceiros, para promover a adopção de comportamentos mais sustentáveis, posicionando-se também como uma marca activa no combate ao Desperdício Alimentar.
Para esse efeito destacou alguns dos projectos que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos para combater esta problemática junto dos consumidores, como por exemplo a Gama Zero Desperdício, as Etiquetas Cor de Rosa, as Caixas Zero Desperdício, ou ainda as Magic Boxes em parceria com a Too Good To Go.
Complementarmente, destaca a plataforma digital “Feira do Desperdício”, criada em 2023 pelo Clube de Produtores Continente, que estabelece pontes entre produtores e potencia a possibilidade de dar uma segunda vida aos excedentes gerados pela produção.
A preocupação com a sustentabilidade faz parte do Continente há vários anos, estando profundamente enraizada no ADN da empresa. Deste modo, o Continente assume um papel activo na sensibilização sobre esta questão ao longo de toda a cadeia de valor, desde o apoio aos produtores até às iniciativas dirigidas aos consumidores finais.
A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente, actuando há mais de 20 anos nos eixos alimentação, pessoas e planeta, querendo assim contribuir para um futuro mais sustentável.