Minsait: transformação do negócio das empresas de consumo

MARKETEER CONTENTS

O SalesForce Commerce Cloud permite que todos os tipos de indústrias e empresas tenham, em apenas oito semanas, um sistema de comércio electrónico de valor diferencial que as ajudará a potenciar as vendas digitais.

A actual situação de pandemia afectou praticamente todas as indústrias. Lançou novos desafios e, sobretudo, criou a necessidade de as empresas serem mais ágeis e apenas permitirem implementar acções eficientes e rápidas para uma rápida recuperação dos danos. A pandemia potenciou um verdadeiro momento de transformação, em que as empresas precisam de dar um passo em frente e encontrar soluções que as tornem mais eficientes e que favoreçam o máximo retorno económico. A transformação digital das empresas, de forma a potenciarem a vendas dos seus produtos em plataformas digitais, tornou- se quase uma obrigatoriedade. No sector das marcas de grande distribuição, este caso é particularmente importante.

A integração e análise de dados como factor de inovação e transformação digital Apesar de já se encontrar presente em muitas empresas de consumo, a transformação digital depende de uma correcta e eficiente integração e análise dos dados, para aumentar a sua proposta de valor. Esta é a prioridade em termos de inovação e transformação digital neste sector.

De acordo com um estudo da Minsait no início deste ano sobre empresas de consumo, apenas 6% das empresas afirmavam dispor de funcionalidades de monitorização para detectar novas fontes de negócio e nenhuma delas se baseia em processos de Inteligência Artificial. Quanto à personalização de propostas de valor derivada de uma correcta análise de dados, concluiu-se que 44% das empresas ainda não tinham tomado medidas nesse sentido e, das empresas inquiridas, somente 19% asseguravam ter iniciado alguma colaboração com empresas digitais, start-ups ou outras entidades especializadas em dados. O estudo mostra que o sector ainda está numa fase inicial de transformação digital, e que é necessário agregar informação de forma a conhecer o consumidor e o seu comportamento no processo de compra.

Algumas empresas do sector exploraram com sucesso as possibilidades de dados e análises em várias áreas, destacando o conhecimento do comportamento do cliente para maximizar as vendas e a margem, optimizando a eficácia das técnicas de vendas para reduzir os seus custos e está a trabalhar para conseguir a transformação digital direccionada para os dados. Esta transformação faz-se com recurso a bases tecnológicas que facilitam a gestão e análise de dados, que permitem cimentar as bases organizacionais da empresa, quer seja na estrutura, competências, responsabilidades e ou sistemas de dados. Desta forma será possível promover uma adaptação eficaz ao mundo dos dados.

Eficiência operacional impulsionada pela transformação digital faz crescer vendas Desde sempre que existe uma constante negociação entre marcas e grandes superfícies, no que toca às condições e espaços nos lineares. Uma gestão correcta e eficaz dos produtos no ponto de venda contribui de forma significativa para tirar o máximo retorno do investimento da presença dos produtos nos lineares nos supermercados e também nas respectivas plataformas de e-commerce. É neste caso específico que a tecnologia pode ser um factor crítico de sucesso e ajudar a empresa ou a marca a ganhar importantes margens de negócio.

O Sales Execution, da suite Onesait Industry da Minsait, uma empresa da Indra, apresenta-se como uma ferramenta que cria uma dinâmica que permite ter uma visão global de toda a informação associada ao processo de venda, desde produtos a clientes. Uma ferramenta que garante a verificação de todas as informações e que as integra de forma simples nos sistemas de informação da empresa, retirando insights importantíssimos para a definição de novas estratégias.

De acordo com o estudo da Minsait, apenas 19% das empresas inquiridas admite ter mecanismos para áreas específicas (cálculo automático de pedidos, promoções, etc.). Além disso, o armazenamento inactivo de dados é abundante, com 93% das empresas a admitirem recolher dados que depois não sabem usar ou explorar. O Sales Execution é uma ferramenta de transformação digital que permite gerir os acordos de promoção, verificar o cumprimento dos mesmos no ponto de venda e elimina a inserção manual de dados em ficheiros e que automatizando e interligando as variáveis, proporciona por exemplo informações relevantes como os valores que estão a ser praticados nos lineares, mas também perceber os preços e posição dos produtos da concorrência. Através da tecnologia de reconhecimento de imagem, é possível recorrer a uma fotografia de smartphone ou tablet e recolher rapidamente as informações dos produtos expostos no lineares, saber o preço, saber a posição e saber a marca. A Inteligência Artificial desta ferramenta permite igualmente integrar os dados alimentados por fontes externas, oferecendo depois a melhor recomendação aos gestores de ponto de venda nas tomadas de decisões sobre estratégia, preço e produto. Em resumo, um adequado sistema de Gestão de Ponto de Venda resulta num verdadeiro facilitador e potenciador do negócio: possibilita a redução de custos, pela maior eficácia alocada à gestão de tempo, o aumento de vendas e margens de negócio pelo apoio e foco na tomada de decisões, uma negociação mais eficaz suportada na criação de simulação de cenários, e finalmente uma maior competitividade. Para não falar num maior valor para o próprio cliente.

O eCommerce transformou-se num canal prioritário O cenário associado à pandemia Covid-19 levou também as empresas a reforçar os seus canais online e a activar outros recursos digitais próprios, de forma a melhorar a relação directa com os seus clientes. Já não basta somente o valor do preço, produto ou conveniência, a eficiência operacional é fundamental e a chave para um sucesso no negócio online, e é necessário ter uma presença online completa, eficaz e que apresente uma experiência diferente para o cliente. O comércio tem de se adaptar a este novo paradigma, e aos processos e operações de um novo ambiente, no qual a tecnologia está cada vez mais madura.

Por este motivo, a Minsait lançou uma oferta única no mercado que fortalece o posicionamento online de comércios e indústrias e promove o negócio na rede em condições mais eficientes. Numa parceria com a Salesforce, desenhou uma oferta para o SalesForce Commerce Cloud que permite que todos os tipos de indústrias e empresas tenham, em apenas oito semanas, um sistema de comércio electrónico de valor diferencial que as ajudará a potenciar as vendas digitais. A proposta é uma modalidade ágil, com uma potente funcionalidade básica, que a Minsait integrou com um dos seus produtos da suite Onesait Payments, especializada em pagamentos online e única no mercado, tornando-a mais rica ao nível da gestão de vendas, envios e uma facturação muito mais rápida, integrada e segura.

A plataforma permite a empresas, de todas as dimensões, controlar multistocks deslocalizados, gerir catálogos complexos, activar promoções rápidas e personalizadas, integrar sistemas de gestão, facilitar pagamentos seguros e simplificar a relação com operadores logísticos, entre outras capacidades. Uma resposta não só para esta pandemia, mas para todo o trabalho numa superfície comercial. O ‘Salesforce Commerce Cloud’ beneficia os sectores mais afectados pelo confinamento e distanciamento social, mas também os sectores que devido à mudança de paradigma passaram a usar maiores e melhores recursos digitais, além dos sectores que procuram fortalecer a aposta online com plataformas mais ágeis e potentes.

Esta iniciativa é mais um passo da Minsait que reforça a sua posição como parceira chave na digitalização do Grande Consumo em Portugal. A empresa da Indra conta com a omnicanalidade e a experiência do cliente para impulsionar a transformação digital deste sector, onde o consumidor está no centro da estratégia de crescimento das grandes empresas, com experiências à sua medida e uma aposta pela união de canais físicos e digitais que ajuda a fidelização e facilita o relacionamento com as marcas.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...