Minipreço diz adeus a Portugal. Auchan compra todas as lojas do Grupo Dia
Diga adeus à marca Minipreço em Portugal. A Auchan fez um acordo com o Grupo Dia para comprar toda a operação do retalhista em território nacional, que inclui 489 lojas da insígnia Minipreço e Mais Perto, três armazéns, além dos contratos, licenças e activos necessários para a operação.
O valor da transacção é de 155 milhões de euros, ainda sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência. Este acordo de aquisição prevê que todos os 2.650 colaboradores do Minipreço sejam integrados na Auchan.
Para o retalhista comprador, esta manobra tem como objectivo reforçar a posição da Auchan no formato de proximidade, “graças à grande capilaridade da insígnia Minipreço em todo o país”, revela o comunicado enviado às redacções.
O Grupo Dia, por sua vez, aposta em sair deste mercado para se centrar na distribuição alimentar de proximidade nos países onde tem uma posição de relevância que lhe permita estabelecer a sua proposta de valor com a ambição de ser a loja de bairro e online favorita dos clientes.
«Esta aquisição representa uma forte aposta da Auchan, ao juntar a sua experiência de mais de 50 anos de hipermercados em Portugal ao segmento de proximidade e também ao modelo de franchising, que é um dos pontos fortes do Minipreço. O cliente terá uma proposta completa e próxima, em todos os canais e serviços, com uma oferta variada, com forte aposta nos produtos frescos, na saúde, no preço e em todas as soluções para o dia-a-dia das famílias portuguesas», afirma, em comunicado, o director-geral da Auchan Retail Portugal, Pedro Cid.
Por sua vez, Martín Tolcachir, CEO Global do Grupo Dia, salienta que «a decisão de vender o negócio em Portugal não foi fácil, mas é a acertada» para centrarem esforços nos mercados onde são mais relevantes e têm capacidade de crescer com uma única insígnia, Dia.