Mimosa volta a ser a marca mais escolhida pelos portugueses. Saiu da prateleira 39 milhões de vezes

A Mimosa continua a ser a marca de FMCG (Fast Moving Consumer Goods) mais escolhida pelos consumidores em Portugal, pela 11.ª vez consecutiva. De acordo com o relatório anual global das marcas mais escolhidas Brand Footprint da Kantar, a Mimosa foi retirada das prateleiras 39 milhões de vezes.

A fechar o top três ficam a Compal e a Delta, que contam com16 e 15 milhões de escolhas, respectivamente. E a completar os 10 primeiros lugares em Portugal estão a Terra Nostra, Bimbo, Agros, Nobre, Gresso, Renova e Coca-Cola.

O ranking Brand Footprint mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda, considerando quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano (CRP’s). Entre as 50 marcas mais escolhidas em Portugal, este ano, nenhuma conseguiu crescimento em CRP’s, ou seja, nenhuma destas marcas conseguiu aumentar a sua presença junto dos compradores portugueses

Apesar de a maior parte das marcas presentes no top 50 serem de alimentação e bebidas, existem também outras de higiene e beleza e de cuidado do lar, havendo oito destes sectores no ranking.

A Colgate, a Nivea e Dodot são as únicas insígnias de higiene e beleza presentes no top 50 e as mais escolhidas em Portugal neste sector, estando na 14.ª, 17.ª e 41.ª posições, respectivamente. Relativamente a cuidado do lar, Renova (9.ª posição), Fairy (26.ª posição), Sonasol (35.ª posição), Cif (36.ª posição) e Comfort (50.ªposição) são também as únicas de cuidado do lar a chegar à lista.

«O ano de 2022 foi particularmente difícil para as marcas. Este ranking da Kantar revela isso mesmo: nenhuma marca do top 50 conseguiu ganhar CRP’s, ou seja, nenhuma destas marcas conseguiu estar mais presente nos lares portugueses. O contexto inflacionista e os consequentes aumentos das taxas de juro, levaram os portugueses a fazerem downtrading para as marcas da distribuição. Ficar parado não é opção. As marcas precisam de arranjar estratégias que lhe permita ter mais presença, mais categorias, mais inovação (mais targets e novas necessidades) e mais momentos de consumo», diz, em comunicado, Marta Santos, Clients & Analitcs director em Portugal da Kantar, Worldpanel Division.

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