Mimosa vai à escola
E promove hábitos de vida saudáveis para contrariar a obesidade e o sedentarismo. De ano para ano, cerca de 400.000 mil crianças sofrem de e com excesso de peso ou obesidade. Em Portugal, a prevalência do excesso de peso e da obesidade em crianças com estas idades é de cerca de 31,56%.
Maria José Patrício, gestora de relações públicas da Mimosa explica a estratégia da marca no campo da educação nutricional com uma acção que arrancou, na passada sexta-feira, em 600 escolas do 1º ciclo em Portugal, impactando mais de 120.000 crianças.
Um projecto Mimosa, com 10 anos de história, que tem como objectivo sensibilizar os mais novos para a temática da obesidade e sedentarismo. De que forma tem evoluído este programa? Com que resultados?
As temáticas nucleares da “Festa do Leite Mimosa” são a promoção da actividade física e de uma alimentação equilibrada, cabendo ao leite o protagonismo enquanto alimento estruturante das pequenas refeições, como o pequeno-almoço e os lanches.
O programa tem evoluído de forma muito positiva. Se no início a angariação de aderentes era essencial ao sucesso de todo o programa, nos últimos anos o número de escolas aumenta essencialmente pelos pedidos de adesão espontâneos. Começamos com 50, vamos em 600 escolas. Este ano aumentamos em 18% o número de escolas, essencialmente Colégios que até à data não estavam contemplados. E porque é impossível aceder a todos os pedidos, estamos a desenvolver também uma área específica no nosso site, para que os materiais pedagógicos estejam acessíveis a todas as escolas.
Os resultados são medidos anualmente e são francamente positivos. A fidelidade e o aumento de escolas aderentes, a par da qualidade dos trabalhos apresentados em concurso provam a receptividade, dos temas e do programa.
600 escolas e 120 mil crianças envolvidas, como funciona a mecânica desta acção?
O programa acompanha o ano lectivo, materializando-se em diferentes momentos, proporcionando ao professor instrumentos adequados a manter vivo o tema Leite e alimentação saudável ao longo do ano na sala de aula.
O Dia da Alimentação é o primeiro contacto com o programa. Por isso assume um carácter efectivo de festa, e consiste na exploração de jogos e vídeos sobre o leite e alimentação saudável.
Neste ano lectivo, o tema central é a roda dos alimentos que se materializa em conteúdos, jogos.
No momento seguinte a Festa do Leite lança um desafio às escolas aderentes, sob a forma de concurso, integrado na área escola, de forma a motivar e envolver as escolas no tema. Nesta sequência, o final do ano lectivo é celebrado com uma grande Festa de Final de ano, onde os convidados são as turmas vencedoras do concurso e onde são atribuídos prémios, e se deixa no ar a vontade de participar no ano seguinte!
Quantos litros de leite foram distribuídos?
Quase 50 mil litros foram distribuídos pelas 600 escolas.
O leite começa a ser percepcionado pelos mais novos como uma obrigação? Como se “reeduca” hábitos alimentares?
Não acreditamos que o leite seja considerado uma obrigação, e o nosso grande objectivo é evitar que tal aconteça – o leite é um alimento bastante apreciado pelos mais pequenos, este é que é o ponto. O que pretendemos é conseguir manter o gosto e o interesse pelo leite, enquanto bebida sensorialmente agradável e enquanto aliado de um crescimento físico e intelectual saudável. O ponto crítico poderá acontecer quando as crianças querem romper com tudo o que os mantenha rotulados de pequenos e aí sim os bons hábitos alimentares podem ficar em risco. Mas acreditamos que se reeduca entusiasmando e explicando os porquês. Por isso o programa combina a vertente lúdica com a informativa, numa linguagem. É essencial que as crianças se sintam interessadas e entusiasmadas com a forma, para valorizarem e apreenderem o conteúdo. Para além disso é importante que se afaste dos manuais escolares, para não ser percebido como mais uma disciplina. Para sermos bem sucedidos importa que leite e alimentação saudável sejam para as crianças uma opção inteligente e não uma imposição.
Com esta iniciativa, a Mimosa pretende também angariar novos consumidores para a marca? Ou mantê-los por mais tempo fieis à marca?
A Mimosa pretende angariar acima de tudo novos adeptos e promotores da alimentação saudável. Prevalece em todas as edições da Festa do leite Mimosa o grande objectivo de educar para a prática de hábitos de vida saudáveis, onde têm lugar exercício físico, alimentação saudável e naturalmente o leite como parte integrante e fundamental às pequenas refeições. A fidelização à marca é naturalmente um objectivo, transversal aos diferentes targets abrangidos na acção.
A Mimosa acompanha o consumidor ao longo da vida com soluções nutricionais adequadas às diferentes faixas etárias. Começa com o leite para grávidas, continua com os leites de crescimento 1-3 anos e a partir dos 3 anos, e depois com o leite Mimosa Cálcio, oferecendo ainda outras soluções nutricionais para necessidades alimentares específicas, como o leite de 0% lactose, para permitir o consumo de leite a crianças ou adultos intolerantes á lactose.