Milhares de crianças vão pintar abóboras assustadoras para combater o desperdício alimentar

Neste Halloween, mais de 3400 alunos foram desafiados pela Love Butternut, associação de produtores de abóbora, a decorar uma abóbora butternut e depois a cozinhá-la. O objectivo é celebrar o dia mais assustador do ano, enquanto se promove o desperdício zero e se aumenta o consumo deste vegetal.

Até 24 de Outubro, as milhares de crianças inscritas, de cerca 45 escolas diferentes, vão pintar e decorar abóboras portuguesas nas salas de aula, juntamente com os seus professores, sendo depois desafiadas a utilizar a mesma abóbora para confeccionar uma receita deliciosa de biscoitos assustadores.

A partir de casa, os mais pequenos também podem participar neste desafio com a ajuda dos pais. Até ao dia 6 de Novembro, as abóboras butternut, produzidas em território nacional, vão estar à venda nos principais hipermercados e supermercados com uma etiqueta especial que desafia os consumidores a participar no concurso “A abóbora mais terrorífica”. Basta ler o QR Code e enviar uma fotografia deste alimento decorado da forma mais assustadora possível.

No fim, todas as abóboras vão a concurso e a que conseguir aterrorizar o júri neste Halloween ganha quatro bilhetes para a Isla Mágica. O grande vencedor é anunciado no dia 9 de Novembro.

Mas as doçuras e travessuras não ficam por aqui e, no próprio dia 31 de Outubro, no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, vai haver também um concurso direccionado para as escolas deste concelho. As abóboras melhor decoradas prometem aterrorizar o mais antigo festival gastronómico do País. A que melhor cumprir esse papel, será eleita pelo júri como a grande vencedora e o aluno que a decorou será premiado com um vale de oferta para a experiência Dormindo com Tubarões no Oceanário de Lisboa.

Artigos relacionados