Miguel Moreira Rato um obstinado convicto

miguel_moreira_rato_Com um percurso profissional marcado pela transição constante entre o jornalismo e a comunicação, Miguel Moreira Rato, fundador e managing partner da M Public Rela­tions, nunca teve medo de «se atirar para a frente»

Em resposta ao desafio de uma amiga, Mi­guel Moreira Rato inscreveu-se no curso de Comunicação Social da Universidade Católi­ca, na altura com a duração de cinco anos, e logo no 3.º ano – corria o ano de 1994 – deci­diu que ia começar a trabalhar em jornalismo televisivo. «Sou muito obstinado. Uma das características que nunca sei se é defeito ou qualidade», afirma. Facto é que, em Janeiro de 1995, estava na SIC, a estagiar. «Conse­guir conciliar o curso com o trabalho foi o que fez de mim um melhor profissional mais ra­pidamente», admite Miguel. Mas a primeira grande experiência profissional, essa aconte­ceria já na estação de Queluz como editor de economia, chegando a apresentar o programa “Contas em Dia”.

«Medo de falhar nunca tive. Sempre esti­ve muito confiante no meu trabalho», avan­ça. Características em parte estimuladas pelo apoio de um grupo de pessoas a quem Miguel apelida de “Estado Maior”. Sem revelar no­mes, o profissional vai contando que reúne uma pessoa da família, alguém muito ligado ao ramo da comunicação, um grande amigo com um percurso semelhante ao seu e uma pessoa com quem trabalhou na TVI, sempre que precisa de tomar «decisões mais profun­das, mais estratégicas na vida». Como a que viria a acontecer três anos depois de estar na TVI, quando decide transitar para a área da comunicação. «Este universo sempre me fas­cinou», assume.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...