Miguel Coelho é o novo business manager da Lenovo Portugal

Miguel Coelho_Lenovo_rsA Lenovo, fabricante de PC’s que actua em mais de 160 países, prepara-se para entrar no mercado empresarial português e nomeou Miguel Coelho para a posição de business manager, tendo aproveitado a ocasião para revelar a estratégia e os objectivos para este ano fiscal.

Formando em Gestão pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique do Porto, o português de 39 anos desempenhava o cargo de sales manager na Toshiba Europe GmbH Portugal desde 2006. «É uma oportunidade importante neste momento de maior investimento da Lenovo em Portugal. Pretendemos alcançar os nossos objectivos no mercado nacional e posicionamo-nos cada vez mais dentro de Portugal, como a empresa líder que somos actualmente», afirma Miguel Coelho, o novo business manager da Lenovo.

A Lenovo, que facturou 28 mil milhões de euros, globalmente, no último ano – traduzindo-se em 17,7% do share de mercado – pretende posicionar-se no top 3 nacional, num mercado empresarial que é liderado pela HP, Toshiba e Dell.

«Queremos replicar os resultados que estamos a atingir a nível mundial nos países para onde iremos actuar. Nestes novos mercados gostamos de trabalhar com pessoas desse país, como é o caso de Miguel Coelho, pois conhece bem o mercado onde queremos entrar», sublinha Juan Chinchilla, country manager da Lenovo Ibéria.

Actualmente com 8,2% de market share no segmento empresarial em Portugal, a marca pretende alcançar os dois dígitos, tendo para isso traçada uma estratégia negocial 100% indirecta. A Lenovo pretende crescer no canal corporate e SMB (pequenas e médias empresas) através de parceiros específicos para Portugal. Esses parceiros serão a IBM, empresa sobre a qual já foi anunciada uma intenção de compra da divisão de PC’s da parte da Lenovo, a CPCdi, Base2, Bizdirect e Tech Data. Serão igualmente desenvolvidas estratégias para a área da mobilidade e mercado empresarial, através de servidores e soluções de armazenamento.

Quanto à presença da Lenovo no mercado de consumo, Juan Chinchilla revela que essa ainda não é a prioridade mas antevê que até ao final de 2014 poderão chegar os primeiros produtos às mãos dos consumidores não empresariais. «A intenção da empresa passa por expandir-se para a área de consumo mas o primeiro passo centrar-se-á no mercado empresarial. Ainda assim, é provável que chegaremos ao mercado de consumo português ainda este ano», revela Juan Chinchilla.

Perante a possibilidade de aumentar os recursos humanos, Alberto Ruano, director Enterprise da Lenovo Ibéria salienta que esse será um processo que estará dependente da prestação registada em Portugal. «Se crescermos em Portugal, vamos aumentar o número de pessoas. A empresa é muito recente, tem apenas nove anos, mas já temos 54 mil pessoas. Vamos para Portugal com o intuito de crescer e isso será acompanhado por um aumento de recursos humanos», refere Alberto Ruano.

No último ano fiscal, a Lenovo registou resultados líquidos na ordem dos 600 milhões de euros.

Texto de Rafael Reis

 

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