Miele: Aposta numa experiência premium
A Miele Ibéria tem uma nova direcção e são muitos os planos e as novidades para manter o estatuto premium da marca. Novas lojas, mais Miele Experience Centers fazem parte da nova gestão, mas a confiança do cliente será sempre a grande prioridade. Antonio Salgado, director-geral da Miele Ibéria, partilha com a Marketeer estas e outras metas para a marca de electrodomésticos.
De que forma encara o desafio de liderar a Miele Ibéria?
Encaro com entusiasmo e determinação. Como novo director- -geral estou comprometido em impulsionar o crescimento e o sucesso da empresa, fortalecendo a nossa presença no mercado ibérico. Trabalharei directamente com a equipa portuguesa, para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem, percorrendo o caminho para um reconhecimento cada vez maior da Miele junto do target premium.
Qual será a estratégia para atrair novos consumidores?
A estratégia para Portugal será focada em oferecer experiências únicas e destacar os benefícios dos nossos produtos premium. Investiremos em campanhas publicitárias criativas e eficazes, utilizando diferentes canais de comunicação para alcançar o nosso público-alvo. A nossa abordagem em termos de comunicação será também diferenciada, de acordo com as zonas geográficas onde haja maior potencial de crescimento para a marca e maior afinidade com o consumidor premium. Além disso, continuaremos a desenvolver e a aprimorar os nossos Miele Experience Centers, que nos diferenciam da concorrência, oferecendo demonstrações interactivas, workshops e eventos especiais para proporcionar aos consumidores uma experiência inesquecível.
Que experiências proporcionam os Miele Experience Centers?
Em primeiro lugar, os clientes podem interagir directamente com os nossos produtos, presenciando a sua qualidade e funcionalidades avançadas. Os nossos especialistas, com um know-how único dos nossos equipamentos, estão disponíveis para fornecer orientação personalizada e demonstrações detalhadas. Os MEC são pensados para disponibilizar um ambiente sofisticado e acolhedor, criando um espaço onde os clientes podem explorar a gama de soluções Miele para a casa e receber aconselhamento especializado que corresponda às suas necessidades específicas. Dentro da estratégia de own retail destacamos também a nossa loja online, disponível para vendas no continente e ilhas, e que se pretende ser uma continuidade do serviço premium que prestamos. Entre as vertentes online e offline pretendemos uma experiência cómoda e em linha com o serviço premium da marca.
Quais as expectativas para a nova loja no Porto?
A cidade do Porto é um mercado estratégico importante e acreditamos que a expansão para esta região nos permitirá responder melhor à procura dos clientes locais. Este passo é um sinal do investimento na região e, em simultâneo, um complemento ao trabalho já desenvolvido pelos distribuidores desta zona. Olhamos para o novo MEC Porto como uma forma de trazer novos clientes e esperamos que seja bem recebido pelos consumidores, oferecendo-lhes acesso aos nossos equipamentos e serviços premium.
A nova loja no Porto introduzirá algumas novidades no conceito existente dos Miele Experience Centers. Estamos sempre à procura de inovação nos nossos espaços e, neste em especial, criámos uma peça criativa em colaboração com a artista Liliana Claro, com azulejos pintados à mão e que fazem referência ao Porto. Esta é uma parceria que nos ajuda a homenagear a cidade de uma forma especial. A loja vai apresentar uma selecção de equipamentos, incluindo lançamentos recentes. Para além disso, à semelhança do MEC em Carnaxide, estamos a desenvolver experiências interactivas e personalizadas para os visitantes.
Na sua direcção, estão previstas algumas mudanças. Quais?
A mudança cultural e estratégica que planeamos consiste em adaptar a Miele à constante evolução do mercado, com foco na transformação digital, sustentabilidade e desenvolvimento de novas parcerias estratégicas. Queremos ser uma empresa ágil, inovadora e focada no cliente. Isto vai envolver a implementação de novos processos e tecnologias, a promoção de uma mentalidade de colaboração e a melhoria contínua das nossas operações e serviços. Esta mudança permitirá que a Miele se mantenha na vanguarda da indústria e corresponda às necessidades dos seus consumidores.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Luxo”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.