Microsoft vai equipar militares nos EUA com óculos de realidade aumentada para combate
A Microsoft vai começar a entregar ao exército norte-americano óculos de realidade aumentada prontos para ambientes de combate. Segundo indica a Bloomberg, depois de vários anos de avanços e recuos, a tecnológica conseguiu, finalmente, chegar a acordo com as forças armadas, tendo sido firmada a primeira encomenda oficial de HoloLens.
A mesma agência noticiosa adianta ainda que o exército dos Estados Unidos da América pretende gastar até 21,9 mil milhões de dólares (cerca de 21,8 mil milhões de euros), ao longo da próxima década, nestes equipamentos para os militares.
A primeira encomenda é composta por 5 mil unidades de HoloLens e, de acordo com o porta-voz Jamal Beck, foi autorizada após testes no terreno. O pedido inicial aconteceu ainda no ano passado, mas o governo exigiu a realização de mais testes para garantir que os dispositivos cumprem os requisitos de desempenho.
Integrado nos HoloLens está um software de realidade aumentada, o IVAS, que permite aos militares obter informação sobre determinado projecto através de um visor em frente ao rosto. Além disso, também terá funcionalidades como visão nocturna.