Microsoft já permite pesquisas de voz em português

IMG_3822_rsA Microsoft Portugal lançou a “World Search”, a primeira aplicação do mundo para Windows Phone com reconhecimento de fala em português.

A aplicação, criada de raiz pela equipa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Microsoft Portugal, permite que os utilizadores portugueses façam pesquisas de voz no Bing, para encontrar sites, imagens, vídeos ou resultados em mapas locais. As configurações da aplicação permitem ainda “ajustar o reconhecimento de fala para adultos ou seniores”, “activar a resposta da app em português” ou “finalizar de forma automática uma frase dada pelo utilizador, sempre que o ruído envolvente não seja demasiado alto”, adianta a Microsoft em nota de imprensa.

Segundo Miguel Sales Dias, director da área de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft Portugal, está prevista «para breve» a expansão da aplicação para português do Brasil e para outras línguas europeias.

A aplicação, que já está disponível para ser descarregada gratuitamente na loja do Windows Phone, foi desenvolvida no âmbito do QREN World Search, que conta com a colaboração da Universidade de Aveiro, ISEP e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, bem como das empresas PT, Izone, Maisis e Ponto.C. O projecto visa a investigação e o desenvolvimento em Portugal das tecnologias de pesquisa de informação geral e empresarial do futuro, com relevância para o conhecimento da língua, cultura e mercado portugueses.

 

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift