Microsoft investe 5,5 milhões em Portugal
A Microsoft anunciou hoje a aprovação de um plano de investimentos directos em Portugal, até 2014, no âmbito do seu Centro Europeu de Investigação e Desenvolvimento na área das tecnologias da linguagem e interacção natural com computadores, o MLDC – Microsoft Language Development Center. No total, serão cerca de 5,5 milhões de euros para acelerar a inovação e o desenvolvimento de interacção natural através da fala, do toque e dos gestos, no âmbito de programas nacionais e europeus.
Uma informação que a empresa avança depois de o semanário Expresso ter noticiado, no passado fim-de-semana, que a Microsoft convidou 28 engenheiros a trabalhar no seu Centro de Investigação e Desenvolvimento em tecnologias móveis de Braga, a transferirem-se para a sede da empresa em Redmond, nos Estados Unidos. Uma decisão que a directora-geral da Microsoft Portugal, Cláudia Goya, justificou ao Expresso pelo facto de estar em curso uma reestruturação na multinacional no sentido da centralização e integração de algumas áreas de desenvolvimento tecnológico localizadas em países periféricos.
Só em 2011, o MLDC deverá receber 1,4 milhões de euros directos da Microsoft para o desenvolvimento de seis projectos, alguns dos quais em parceria com universidades, institutos e empresas de referência no domínio da I&D em Portugal.
O Centro Europeu de Desenvolvimento da Linguagem que a Microsoft instalou em Portugal em 2005 desenvolve a tecnologia de síntese e reconhecimento de fala para diversas tecnologias e produtos Microsoft, como por exemplo o Exchange Server, o Windows Phone, o Kinect ou o Bing, suportando até 26 línguas diferentes. Adicionalmente, desenvolve projectos na área da responsabilidade social e cidadania, onde a aplicação da fala na interacção com as máquinas em áreas ou para grupos de população específicos são chave.