Microsoft, Google e Delta são as marcas mais fortes em Portugal

A consultora OnStrategy revela o ranking das marcas mais fortes em Portugal, na categoria Brand Energy (Força e Energia), depois de ter apresentado as marcas com melhor reputação para se trabalhar no País.

«Mais uma vez, verificámos que o cenário de pandemia pressionou muito as marcas e não é raro encontrar marcas que têm indicadores fortes ao nível da reputação (percepção) e mais fracos no que respeita à experiência (realidade), o que se traduz em problemas associados a produto, serviço ou inovação, ou o contrário, em que a reputação é inferior à experiência e, como tal, a evidência aponta para problemas de comunicação (pressão ou escolha dos touchpoints correctos)», diz, em comunicado, Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy.

Numa escala de 100 pontos, e entre mais de 200 empresas de mais de 40 indústrias, existem apenas duas com uma avaliação “excelente” (mais de 80 pontos), ambas em tecnologia. As restantes 56 apresentam uma avaliação que a consultora apelida de “robusta” (entre 70 e 80 pontos). Assim, as três marcas mais fortes são: a Microsoft (81,3 pontos), a Google (80,2 pontos) e a Delta (78,2 pontos).

Este trabalho é desenvolvido com base na avaliação de seis dimensões: relação emocional e comportamental, reputação, experiência, presença e actividade no mercado, força da equipa de colaboradores e saúde financeira.

Consulte em baixo o ranking completo:

  • PSI 20: EDP (71 pontos)
  • Holdings: Jerónimo Martins (69,7 pontos)
  • Banca: BPI (63,9 pontos)
  • Sistemas de Pagamento: Multibanco (74,0 pontos)
  • Seguros: Fidelidade (65,0 pontos)
  • Energia: EDP (71 pontos)
  • Tecnologia: Microsoft (81,3 pontos)
  • Apps: Zoom (69,8 pontos)
  • Multimédia: YouTube (70,4 pontos)
  • Telecomunicações: Vodafone (69 pontos)
  • Retalho Alimentar: Pingo Doce (72 pontos)
  • Retalho Tecnologia e Online: Amazon (72,3 pontos)
  • Retalho Lar: IKEA (68,8 pontos)
  • Retalho Bricolage e Acessórios: Leroy Merlin (67,7 pontos)
  • Retalho Saúde e Bem Estar: Farmácias Portuguesas (76,8 pontos)
  • Retalho Têxtil: Zara (64,8 pontos)
  • Retalho Restauração: McDonald’s (75 pontos)
  • Retalho Desporto: Sport Zone (64,5 pontos)
  • Alimentação e Bebidas: Delta (78,2 pontos)
  • Higiene Pessoal: L’Oréal (73,8 pontos)
  • Higiene do Lar: Fairy (68,7 pontos)
  • Saúde e Bem Estar: Germano de Sousa (70 pontos)
  • Farmacêuticas: Pfizer (75,6 pontos)
  • Viagens e Lazer: Pestana (68,2 pontos)
  • Mobilidade: Via Verde (68,5 pontos)
  • Automóveis: Mercedes (74,8 pontos)
  • Produtos Industriais: Navigator (70,4 pontos)
  • Construção e Engenharia: Mota Engil (59,9 pontos)
  • Serviços Profissionais: CTT (70,6 pontos)
  • Jogos e Entretenimento: Lego (75,3 pontos)
  • Desporto: adidas (75,1 pontos)
  • Luxo: Louis Vuitton (74,4 pontos)
  • Acessórios de Moda: Swatch (66,9 pontos)
Artigos relacionados