Microsoft e GNR alertam para a utilização segura da internet com acções nas escolas

A Microsoft, a GNR – Guarda Nacional Republicana e o Consórcio do Centro Internet Segura vão concretizar diversas acções ao longo do mês de Fevereiro para sensibilizar a comunidade escolar para a importância da utilização da internet de forma segura. A partir do próximo dia 8, data em que se assinala o Dia da Internet Mais Segura, a campanha “Juntos por uma Internet melhor!” vai chegar aos alunos do ensino básico e secundário, marcando o arranque da operação deste ano.

As sessões de sensibilização recorrem ao Minecraft – plataforma de aprendizagem baseada em jogos que promove a criatividade, colaboração, resolução de problemas numa experiência digital imersiva e divertida. Os conteúdos deste ano terão uma metodologia de “game based learning” para, de uma forma lúdica e divertida, abordarem a segurança na utilização da internet.

«Esta iniciativa é de extrema importância ainda mais num contexto em que se tem verificado um aumento das quebras de segurança, dos ciberataques ou do roubo de identidade, num mundo cada vez mais digital. Alertar, sensibilizar e formar a nossa comunidade escolar é fundamental porque é através da formação, da correcta utilização da tecnologia e da aplicação de boas práticas que se minimizam, ou mesmo evitam, muitos dos perigos identificados», afirma, em comunicado, Eduardo Antunes, director-executivo do Sector Público da Microsoft Portugal.

Nestas sessões de sensibilização, os alunos irão aprofundar, através de um jogo, temáticas como fake news, segurança, cyberbullying, protecção e partilha de informação na internet. Com experiência na implementação de actividades ligadas à ciência e à tecnologia, o Visionarium desenvolveu os conteúdos partilhados por voluntários da Microsoft e da GNR nestas sessões, adaptados aos diferentes graus do ensino básico e secundário.

«Face à persistente conjetura pandémica, a utilização das tecnologias no meio escolar foi determinante para permitir dar continuidade ao ensino não presencial e é neste enquadramento especial que a GNR tem apostado grande parte das suas acções de prevenção e sensibilização. Através das Sessões de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), a Guarda reforça o seu compromisso para com as crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos», acrescenta a major Mafalda Almeida, da GNR.

Artigos relacionados