Microsoft é a marca mais forte em Portugal. Pfizer é a que mais cresce

O ranking deste ano das marcas mais fortes em Portugal conta com a Microsoft no primeiro lugar, a única a atingir o nível de excelência de acordo com a consultora OnStrategy. Realizado com base em seis dimensões – relação emocional com os stakeholders, reputação, experiência, presença e actividade no mercado, equipa e saúde financeira –, o BrandEnergy 2021 é desenvolvido anualmente e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira).

Por entre mais de 200 marcas avaliadas através deste método, a Microsoft foi a única a conseguir atingir o patamar de excelência ao conquistar 80,8 pontos num total de 100 possíveis. Segundo a OnStrategy, é a primeira vez que uma marca chega a este nível em Portugal.

A Pfizer, por seu turno, destaca-se este ano como a marca que registou o maior crescimento em comparação com 2020 (ainda no período pré pandemia): 71,7 pontos (+10,1 pontos).

Segundo Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy, os resultados do estudo mostram ainda que, «como era expectável, o efeito da pandemia conduziu a uma quebra generalizada deste índice que coloca à prova a força das marcas». Nesse sentido, «em mais de 200 marcas auditadas e avaliadas, apenas 34 atingiram o nível de robustez (mais de 70 pontos)».

Por sectores, o BrandEnergy 2021 analisa marcas de mais 40 indústrias. Consulte as que registaram os melhores resultados em cada uma delas:

PSI 20: EDP (70,7pts).

Banca: Santander (64,6pts).

Sistemas de Pagamento: Multibanco (76,4pts).

Seguros: Fidelidade (63,5pts).

Credito ao Consumo: Cetelem (54,5pts).

Energia: EDP (70,7pts).

Tecnologia: Microsoft (80,8pts).

Multimédia: SIC (67,5pts).

Telecomunicações: Vodafone (69,2pts).

Retalho Alimentar: Continente (71,7pts).

Retalho Tecnologia: Worten (69,4pts).

Retalho Lar: IKEA (66,6pts).

Retalho Bricolage e Acessórios: Leroy Merlin (64,4pts).

Retalho Desporto: Sport Zone (64,8pts).

Retalho Saúde e Bem Estar: Well’s (62,1pts).

Retalho Têxtil: Zara (66,0pts).

Retalho Restauração: McDonald’s (74,9pts).

Alimentação e Bebidas: Nestlé (76,2pts).

Alimentação Animal: Royal Canin (65,4pts).

Higiene Pessoal: L’Oréal(76,1pts).

Higiene do Lar: Fairy (67,2pts).

Saúde e Farmácia: Pfizer (71,7pts).

Viagens e Lazer: Pestana (68,5pts).

Mobilidade: Via Verde (70,0pts).

Automóveis: Mercedes (71,7pts).

Produtos Industriais: Renova (68,6pts).

Serviços Profissionais: CTT (70,3pts).

Jogos e Entretenimento: LEGO (75,1pts).

Desporto: Adidas (74,8pts).

Celebridades: Cristiano Ronaldo (75,6pts).

Artigos relacionados