Microsoft anuncia saída do criador do Windows 8

A Microsoft anunciou que Steven Sinofsky, presidente das divisões Windows e Windows Live, e o principal responsável pelo desenvolvimento do novo sistema operativo da marca, o Windows 8, abandonou a empresa, com efeitos imediatos.

Com a saída de Steven Sinofsky, duas administradoras da Microsoft passam a ter as suas funções reforçadas dentro da empresa. Julie Larson-Green, que foi responsável pela gestão de programa, design de interface e pesquisa do Windows 7 e Windows 8, substitui Sinofsky no cargo, passando a liderar a divisão de engenharia de hardware e software do Windows. Já Tami Reller acumula a supervisão do negócio da unidade Windows com as funções de chief financial officer e chief marketing officer. Ambas irão reportar directamente ao presidente executivo da empresa, Steve Ballmer, anuncia a Microsoft num comunicado publicado no seu site.

Steven Sinofsky é mestre em Ciências da Computação pela Universidade de Massachusetts Amherst, e estava na Microsoft desde Julho de 1989. Desde então, desempenhou várias funções de relevo dentro da empresa, como a supervisão do desenvolvimento do sistema de programas, servidores e serviços da unidade Microsoft Office, tendo sido o principal responsável pelo desenvolvimento das versões Microsoft Office 2000, XP, 2003 e 2007. Actualmente, presidia às divisões Windows e Windows Live, onde liderava o desenvolvimento de produtos como o sistema operativo Windows (cuja última versão foi lançada no mês passado), o Internet Explorer, o Outlook.com e o SkyDrive.

No comunicado, a Microsoft não explica os motivos da saída de Sinofsky, limitando-se a enumerar os últimos produtos lançados pela marca, os quais marcam uma “nova era” dentro da empresa. «Estou agradecido por todos os anos de trabalho que o Steven dedicou à companhia», diz simplesmente Steve Ballmer, presidente executivo.

Por sua vez, Sinofsky afirma que «é impossível contar as bênçãos que recebi em todos estes anos na Microsoft. Sinto-me humilde perante o profissionalismo e a generosidade de todos aqueles com quem tive a sorte de trabalhar nesta empresa fantástica».

Artigos relacionados