Microsoft abre emojis à comunidade: qualquer pessoa pode fazer remix

Todos os anos, novos emojis são adicionados aos teclados de diferentes sistemas operativos e plataformas. Mas e se não tivesse de esperar pela próxima actualização? A Microsoft decidiu abrir a sua base de emojis a todas as pessoas que quiserem “fazer remix”, ou seja, mudar cores, alterar cortes de cabelo, adicionar objectos ou inverter sentidos, entre outras possibilidades de personalização.

Segundo avança Jon Friedman, responsável de Design da Microsoft, quase todos os emojis da tecnológica são, a partir de agora, opensource, disponíveis nas plataformas Figma e Github.

O Clippy, por exemplo, um dos símbolos mais populares da Microsoft, não está incluído nesta iniciativa, uma vez que se trata de uma marca registada. Também as bandeiras de países ficam de fora por motivos legais, bem como o emoji referente a videojogos.

No total, são mais de 1500 emojis disponíveis para corte e costura, num exercício que poderá ajudar a tornar esta forma de expressão mais inclusiva. Em termos de tom de pele, por exemplo, só existem actualmente sete opções, o que significa que ainda há muitas tonalidades e variantes para explorar.

 

Artigos relacionados