Microsoft abandona publicidade
A Microsoft anunciou uma mudança radical no modo como gere as suas operações e que se reflecte, essencialmente, no abandono da publicidade. De acordo com a publicação partilhada pela tecnológica, a mudança baseia-se “em novos níveis de parcerias com a AOL e com a AppNexus”.
A primeira alteração prende-se com o motor de busca da Microsoft que irá substituir o Google em todos os sites que fazem parte da AOL. Por extensão, toda a publicidade antes vendida directamente através do Bing passa a ser vendida pela AOL nos nove principais mercados da empresa. “Para além da parceria no motor de busca, AOL tornar-se-á a nossa vendedora de todos os formatos, incluindo mobile e vídeo”, explica a Microsoft na publicação.
Isto significa que, a partir de agora, todo o trabalho relacionado com publicidade deixa de estar nas mãos da Microsoft, embora não seja explicado quais as implicações em termos de receitas para a tecnológica.
A parceria com a AppNexus também diz respeito à venda de anúncios. De acordo com a publicação, a empresa será responsável pelas vendas em dez mercados da Microsoft onde se inclui Portugal.
A justificação para esta mudança prende-se com a decisão da Microsoft em focar-se naquilo em que tem forças para crescer: o motor de busca, a criação de conteúdos e serviços para consumidores. “A evolução na nossa abordagem na disponibilização de publicidade permite-nos manter o nosso foco, enquanto trabalhamos com líderes da indústria para vender os nossos serviços”, explica a Microsoft na publicação.