Metro de Lisboa é invadido por avisos: “Mantenha a distância”

“Mantenha a distância” é, por estes dias, uma das frases mais ouvidas e lidas em Portugal. No Metro de Lisboa não é excepção, sendo esta uma das mensagens em destaque na mais recente campanha de comunicação sobre medidas de segurança relativamente ao COVID-19.

Agora que cada vez mais pessoas começam a sair de casa e a regressar aos respectivos locais de trabalho, o Metropolitano decidiu avançar com uma campanha que evidencia as principais recomendações e boas práticas divulgadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS). Além da distância de segurança, é pedido a que quem se desloca de metro que utilize sempre máscara, lave e desinfecte as mãos e que sejam evitadas aglomerações nas entradas e saídas das carruagens.

A lista de mensagens inclui ainda lembretes sobre a importância da etiqueta respiratória e um alerta para que se evitem os elevadores, bem como as horas de ponta. Ao todo, são oito as mensagens difundidas pelo Metro de Lisboa, seja através de cartazes e outros suportes visuais ou através das colunas presentes nas estações.

Está prevista ainda a implementação de sinalética e faixas no chão que ajudem a perceber melhor a distância a que se deve estar de outras pessoas junto às máquinas automáticas de venda de títulos, por exemplo.

“Por si e pelos outros” é o mote da campanha que ambiciona consciencializar os clientes para a adopção de comportamentos preventivos. Fora do metro, está presente nos canais digitais, nomeadamente site, Facebook e Instragram.

Vitor Domingues dos Santos, presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, explica que «com esta campanha de comunicação pretende-se apelar à continuação das medidas sanitárias sugeridas pela DGS procurando contrariar o relaxamento natural depois de meses de confinamento».

Artigos relacionados