Metaverso poderá chegar aos 900 mil milhões de dólares até 2030

O metaverso poderá atingir um valor de 900 mil milhões de dólares até 2030, revela um estudo da Bain & Company, que realça as oportunidades de crescimento que esta prospectiv represente para as empresas.

Neste sentido, as empresas terão mais probabilidades de se tornarem as grandes vencedoras deste novo mercado. Entre os sectores que demonstraram maior interesse na utilização de tecnologias semelhantes ou relacionadas com o metaverso destacam-se os seguintes: entretenimento, indústria transformadora, saúde, educação e formação profissional.

À medida que as aplicações para os consumidores e empresas se tornam mais imersivas e colaborativas, a Bain & Company considera menos provável que o metaverso se desenvolva como uma plataforma única. Os ambientes que já tenham um grande número de utilizadores procurarão ser cada vez mais atractivos, enquanto as plataformas mais pequenas se concentrarão em atrair um maior volume.

É provável que todos estes mundos virtuais se mantenham como “receptáculos autónomos”, enquanto as empresas que os desenvolveram procuram recuperar o seu investimento tirando partido do valor dos dados.

Cinco fatores competitivos para ganhar quota de mercado no metaverso:

  • Experiências virtuais (segundo as projecções da Bain & Company, representarão cerca de 65% do mercado do metaverso previsto para 2030). Embora os videojogos sejam actualmente as aplicações líderes no metaverso dos consumidores, o fitness imersivo e o entretenimento poderão atrair muitos utilizadores a médio prazo. Estão também a surgir exemplos inovadores nas empresas, especialmente nas áreas da colaboração e da produtividade, bem como no marketing digital, formação de colaboradores, educação e saúde.
  • Ferramentas de criação de conteúdo (cerca de 5% do mercado do metaverso até 2030). Existe um conjunto de ferramentas de software em expansão que fornece os blocos de construção, as plataformas de edição e as interfaces para a criação de mundos e experiências no metaverso. Estas funções facilitam a criação de conteúdo pelos utilizadores.
  • App stores e sistemas operativos (cerca de 10% do mercado do metaverso até 2030). O papel das “App stores” será crucial durante a fase inicial do metaverso, uma vez que proporcionarão aos utilizadores experiências personalizadas e de alta qualidade que os manterão envolvidos na plataforma.
  • Dispositivos (cerca de 10% do mercado do metaverso até 2030). É necessário ultrapassar barreiras tecnológicas significativas antes do surgimento de dispositivos práticos e autónomos que permitam experiências verdadeiramente imersivas. Para conseguir a adopção em massa, os conteúdos do metaverso deverão funcionar em todos os tipos de dispositivos, incluindo computadores, vídeo-consolas e smartphones.
  • Informática e infraestrutura (cerca de 10% do mercado do metaverso até 2030). As empresas de hardware assistirão a um aumento da procura para o desenvolvimento de chips, servidores e tecnologias de rede de maior desempenho, que servirão para fornecer gráficos de alta qualidade e reduzir a latência das plataformas.
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