Metas de Descarbonização da CIMPOR Validadas pela SBTi
MARKETEER CONTENTSAs metas de descarbonização da CIMPOR foram validadas pela Science-Based Targets initiative (SBTi), marcando um passo significativo no compromisso da empresa com a sustentabilidade e o combate às alterações climáticas.
A SBTi foi criada, em 2015, através da colaboração entre organizações, como o Carbon Disclosure Project (CDP), o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World-Wide Fund for Nature (WWF). O seu objectivo é ajudar empresas a definir metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em linha com os objectivos do Acordo de Paris. Actualmente, esta iniciativa conta com cerca de 5.000 empresas e instituições financeiras em todo o mundo, destacando-se como referência na ciência climática.
A aprovação das metas da CIMPOR confirma, assim, que os objectivos definidos pela empresa cumprem os rigorosos critérios do SBTi Corporate Net-Zero Standard. A iniciativa reconheceu que as metas de redução de emissões de âmbito 1 e 2 da CIMPOR estão alinhadas com uma trajectória de aquecimento global de 1,5°C, o limite mais ambicioso do Acordo de Paris.
Compromissos da CIMPOR
A CIMPOR compromete-se a atingir emissões líquidas zero ao longo da cadeia de valor até 2050. Para alcançar este objectivo, a empresa definiu metas de curto prazo, incluindo uma redução de 19,5% nas emissões brutas de âmbito 1 por tonelada de produto cimentício até 2030 (com base em 2022), e uma redução de 55,7% nas emissões brutas de âmbito 2 no mesmo período. Além disso, pretende reduzir em 29,4% as emissões de âmbito 3 provenientes de bens e serviços adquiridos.
No longo prazo, a empresa ambiciona uma redução de emissões brutas dos âmbitos 1 e 2 em 95,2% por tonelada de produto cimentício e uma redução de emissões absolutas de GEE do âmbito 3 em 95% até 2050.
As emissões de gases com efeito de estufa, no contexto da SBTi, são categorizadas em três âmbitos. O âmbito 1 refere-se a emissões directas de fontes controladas pela empresa, como instalações ou veículos. O âmbito 2 abrange emissões indirectas, provenientes da geração de electricidade e energia adquirida e consumida pela empresa. O âmbito 3 engloba todas as restantes emissões indirectas, incluindo bens adquiridos, transporte e o uso de produtos vendidos ou gestão de resíduos.
A validação destas metas pela SBTi reforça o compromisso da CIMPOR em liderar a transição para um modelo mais sustentável. Este reconhecimento demonstra a ambição da cimenteira em alinhar as suas operações com os princípios da ciência climática, o que contribui para a mitigação das alterações climáticas e para o cumprimento dos objectivos globais de sustentabilidade.