Metade dos portugueses usa protector solar o ano todo
Quando chega o Verão, as preocupações com a protecção da pele são sempre maiores. Mas também há quem não descure esse cuidado ao longo dos outros meses do ano. De acordo com um estudo da marca Isdin, 55% dos portugueses protege-se diariamente do sol ao longo do ano.
Segundo o estudo da marca sobre os hábitos de fotoprotecção em Portugal, os homens (27%) e as crianças com menos de 18 anos (18%) são quem menos tem o hábito de usar protecção solar durante o ano inteiro. «Estes dados são preocupantes quando sabemos que 80% do envelhecimento da pele é provocado pelo dano solar acumulado», sublinha a marca, relevando a necessidade de promover o uso de protector solar ao longo de todo o ano.
O inquérito revela que, embora a maioria da população (cerca de 75%) esteja consciente dos perigos da radiação solar, 26% dos portugueses apenas utiliza protecção solar no Verão.
Entre os principais motivos que levam à utilização da fotoproteção, metade dos inquiridos assume que o faz por razões estéticas, especialmente com o objectivo de prevenir manchas e rugas (46%). Em segundo lugar, surge a preocupação com o aparecimento do cancro de pele (37%).
Os dados da Isdin sobre os hábitos de fotoprotecção resultam de um dos mais amplos estudos realizados pela marca na Europa e nos EUA, envolvendo uma amostra de mais de 102 mil indivíduos.