Metade dos consumidores bane marcas que se aproveitam dos seus dados
Um estudo realizado pela Adobe mostra que 54% dos britânicos cortou relações com uma empresa, no decorrer do último ano, na sequência de uma quebra de confiança. Segundo o The Drum, que dá conta da análise, 39% dos inquiridos aponta para o email como o ponto de fricção mais comum: muitas marcas não respeitam as escolhas dos consumidores em relação ao tipo de conteúdos que querem ou não receber nas suas caixas de correio electrónico.
Neste sentido, uma gestão de dados de confiança apresenta-se como o principal mecanismo que uma marca pode usar para aumentar as suas vendas, melhorar a percepção junto do público e incrementar as taxas de retenção ao promover a subscrição de programas de fidelização.
O respeito pelos dados torna-se ainda mais importante se levarmos em consideração que 49% dos inquiridos diz banir marcas que descrevem como “assustadoras” por monitorizarem a sua actividade online sem expresso consentimento. Além disso, 39% diz sentir-se irritado com comunicações persistentes e políticas de privacidade pouco transparentes.
«Se os clientes perderem a confiança na marca à qual estão a comprar, como a nossa investigação comprova, é muito provável que eles virem as costas e levem o seu dinheiro com eles», refere Alvaro Del Pozo, vice-presidente de Marketing Internacional na Adobe.
Segundo o mesmo responsável, negócios que queiram ganhar e manter a confiança dos clientes devem construir uma relação mais pessoal e directa com os mesmos, «ao usar os dados dos clientes de forma responsável e transparente e isso começa com o marketing».