Metade do Mundo está nas redes sociais

Cerca de 3,8 milhões de pessoas de todo o Mundo têm conta em pelo menos uma rede social, o que significa quase metade da população está presente nestes canais de comunicação e socialização. O Facebook é, de longe, a plataforma com mais utilizadores mensais activos, somando mais de 2,6 mil milhões. Deste total, 290 milhões dizem respeito à Índia, com os EUA a aparecerem apenas no segundo lugar (190 milhões). Indonésia, Brasil e México fecham o top 5 de países onde o Facebook tem mais utilizadores.

Já o WhatsApp conta com dois mil milhões de utilizadores mensais activos. Segundo o site Visual Capitalist, são enviadas aproximadamente 65 milhões de mensagens todos os dias através desta aplicação, o equivalente a 45 milhões por minuto.

Messenger e Instagram apresentam 1,3 mil milhões e cerca de mil milhões de utilizadores mensais activos, respectivamente, contribuindo para que o universo Facebook seja líder sem oposição possível. A companhia liderada por Mark Zuckerberg detém as principais redes sociais do Mundo.

Além do Facebook, há outro cluster significativo, composto pelo WeChat, com 1,2 mil milhões de utilizadores mensais activos a nível global, QQ (694 milhões) e Qzone (517 milhões). Todas estas plataformas são detidas pela chinesa Tencent.

Ainda no continente asiático, o TikTok soma cerca de 800 milhões de utilizadores mensais activos, embora enfrente obstáculos em vários países – recentemente foi até banido do Paquistão, por exemplo.

Já fora da Ásia, destaque ainda para o YouTube, detido pela Alphabet, que contabiliza aproximadamente dois mil milhões de utilizadores mensais activos. São eles os responsáveis pela receita de 15,1 mil milhões de dólares (12,8 mil milhões de euros) registada pela plataforma de vídeo no ano passado – cerca do dobro face a 2017.

Reddit (430 milhões de utilizadores mensais activos), Pinterest (367 milhões) e Twitter (326 milhões) são outros dos principais players do mercado das redes sociais, a que se juntam ainda o LinkedIn (310 milhões), Snapchat (397 milhões) e Twitch (140 milhões).

Artigos relacionados