Meta diz não à partilha de imagens íntimas de jovens

Take It Down é o nome da nova plataforma criada pelo NCMEC – Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas para prevenir que, no futuro, imagens íntimas de jovens sejam divulgadas online. As redes sociais Instagram e Facebook são membros fundadores, já que a Meta contribuiu financeiramente para o desenvolvimento do projecto.

O Take It Down permite que os jovens voltem a ter o controlo das suas imagens íntimas, caso sejam partilhadas sem o seu consentimento. Basta aceder a takeitdown.ncmec.org e seguir as instruções para submeter um caso e a plataforma irá pesquisar proactivamente por imagens íntimas suas nas aplicações participantes.

Construído de forma a respeitar a privacidade e segurança dos dados dos jovens, o Take It Down permite que as pessoas enviem apenas um código numérico atribuído ao conteúdo –valor de função hash – em vez da própria imagem ou vídeo íntimo ao NCMEC. Este processo transforma os conteúdos num formato codificado que não pode voltar a ser visualizado, produzindo impressões digitais anónimas e seguras.

Com o lançamento desta iniciativa, pessoas de todas as idades podem parar a disseminação de imagens íntimas online, incluindo:

  1. Jovens com menos de 18 anos preocupados que os seus conteúdos tenham ou possam vir a ser publicados online;
  2. Pais ou adultos de confiança em representação de um adolescente;
  3. Adultos preocupados com imagens suas que foram tiradas quando tinham menos de 18 anos.

A Meta revela que nas suas aplicações foram desenvolvidas mais de 30 ferramentas para apoiar a segurança de adolescentes e famílias, incluindo funcionalidades de supervisão que permitem aos pais limitar a quantidade de tempo que os seus filhos passam no Instagram.

Além disso, a gigante tecnológica também disponibiliza recursos para adolescentes que os informam sobre os potenciais danos de tirar fotos íntimas e sobre as formas de encontrar ajuda se quiserem impedir a disseminação desse conteúdo.

Artigos relacionados