Meta alerta utilizadores para esquemas românticos nas redes sociais na véspera do Dia dos Namorados

Na véspera do Dia dos Namorados, a Meta, dona do Facebook e Instagram, está a alertar os utilizadores para os perigos das burlas “românticas” apelando à atenção para as chamadas “red flags”. A empresa aconselha especial atenção a mensagens não solicitadas recebidas através das suas plataformas, redes sociais em geral ou mesmo através de mensagens no telemóvel.

Segundo a gigante tecnológica, os burlões costumam apresentar-se como pessoas “atraentes, solteiras e bem-sucedidas”, alegando ter carreiras militares, médicas ou empresariais para atrair as potenciais vítimas. Muitas vezes, recorrem a fotografias roubadas de perfis reais ou geradas por inteligência artificial (IA). O esquema inicia-se com o envio de múltiplas mensagens, na esperança de obter respostas. Depois, os criminosos investem tempo em criar laços de confiança antes de pedirem dinheiro, seja alegando dificuldades financeiras ou promovendo falsos investimentos, muitas vezes em criptomoeda.

A Meta revelou que, em parceria com a empresa de investigação Graphika, desmantelou recentemente redes de burlas em três categorias principais: perfis que se fazem passar por oficiais militares, imitadores de celebridades e falsas agências de encontros.

Além de eliminar estas redes fraudulentas, a Meta está a testar novas ferramentas para combater estas atividades, incluindo tecnologia de reconhecimento facial para detetar perfis suspeitos que se fazem passar por figuras públicas. Para já, esta funcionalidade está limitada à identificação de falsos perfis de celebridades.

Para evitar cair nestes esquemas, a Meta recomenda que os utilizadores desconfiem de mensagens de desconhecidos. Caso decida interagir, verifique a identidade da pessoa analisando a data de criação da conta ou recorrendo a pesquisas reversas de imagem (através de pesquisa de imagem na ferramenta do Google). Qualquer pedido de dinheiro, seja através de cartões-presente ou aplicações de pagamento, deve ser visto como um sinal de potencial burla.

Artigos relacionados