Mesmo no Inverno, ventilar a casa é obrigatório (e esta é a forma mais eficiente)

Independentemente da estação do ano, ventilar a casa é fundamental para garantir a qualidade do ar e evitar a permanência de microrganismos, bactérias e odores no ambiente. No entanto, com as baixas temperaturas do inverno, muitas pessoas hesitam em abrir as janelas diariamente, receando a perda de calor. Esta hesitação agrava-se em Portugal uma vez que muitas casas não têm o conforto térmico adequado como isolamento ou sistemas de aquecimento.

Ainda assim, não deve deixar de o fazer. De acordo com a especialista Niina Silander, é possível e necessário arejar a casa todos os dias, mesmo no inverno. Em declarações ao Ilta-Sanomat, Silander destaca que a qualidade do ar interno é ainda mais relevante durante esta estação, pois passamos mais tempo em ambientes fechados, ainda que admita compreender a preocupação com o aquecimento.

“O calor escapa ao ventilar, mas isso pode ser feito de maneira eficiente”, garante. Para isso, a especialista recomenda abrir completamente as janelas por alguns minutos, em vez de deixá-las entreabertas constantemente. “Se possível, o ideal é criar uma corrente de ar”, acrescenta.

E como perceber se existe falta de ventilação adequada? Pode aperceber-se disso quando as roupas demoram a secar ou quando os vapores da cozinha permanecem no ambiente. Segundo Silander, a ausência de renovação do ar pode resultar na acumulação de humidade, aumentando o risco de mofo e danos estruturais.

Outro problema apontado pela especialista é a pressão negativa dentro dos apartamentos, que ocorre quando mais ar é expelido do que reposto.

Artigos relacionados