Mercedes-Benz Oceanic Lounge tem os oceanos no horizonte

Há um novo espaço nas Docas de Lisboa que tem como foco ajudar a criar uma consciência global da importância da mudança dos comportamentos na protecção do oceano e, sobretudo, dos ecossistemas marinhos.

O Oceanic Lounge da Mercedes-Benz é mais um passo na materialização do caminho da Mercedes-Benz rumo a uma consciência cada vez mais forte da importância da sustentabilidade. Um projecto que se insere na visão da marca de contribuir para fazer a diferença, de devolver à comunidade, de ser mais do que uma marca premium automóvel. Aqui a Mercedes-Benz pretende promover a educação ambiental ligada ao mar e a sensibilização para a protecção do meio ambiente, com especial enfoque nos oceanos. «É um espaço para a cidade de Lisboa e para pensarmos no nosso planeta de forma diferente», disse Jorge Aguiar, director de Marketing e Comunicação da marca.

O novo Mercedes-Benz Oceanic Lounge – que resulta de uma ideia que tem estado a amadurecer nos últimos dois anos – está já a funcionar com um conjunto de parceiros e entidades, com destaque para o Oceanário, com quem vai promover acções de formação ambiental, saídas para recolhas de lixo em mar aberto, em praias e subaquáticas, observação e estudo de fauna marinha, com especial atenção aos golfinhos do Tejo e aos cetáceos e aves que visitam a foz do rio. Relativamente a estes simpáticos animais, a marca vai dar a conhecer meios de protecção dos golfinhos que visitam o Tejo e formas de conviver com os mesmos. «Somos a única capital europeia com golfinhos. Há aqui uma vida marinha enorme. E é cada vez mais uma preocupação da marca ter a protecção da natureza como foco», assegura.

O Mercedes-Benz Oceanic Lounge conta com uma equipa de biólogos e zoólogos e a marca espera vir a ter várias colaborações, de forma a alavancar projectos científicos e didácticos, que encontrarão no lounge uma casa para os receber. Uma casa, de resto, que está dotada de meios que permitem ir para a água e pôr em prática estudos, censos e projectos científicos.

O Mercedes-Benz Oceanic Lounge tem uma estrutura em terra com um lounge com dois pisos, bem como uma equipa de skippers que irá comandar a frota de quatro veleiros e três semi-rígidos para as referidas saídas para o mar. «Porque para preservar, é necessário conhecer», salientou Jorge Aguiar.

A Escola de Vela e a Escola de Navegação vão estar também disponíveis, dotando os seus alunos de técnicas e conhecimentos que lhes permitam navegar, conhecer e investigar a nossa costa, sempre com o mote da preservação para as gerações futuras. «Só vivenciando estas experiências é que podemos ganhar este bichinho da protecção.»

Um bichinho que não falta a Bernardo Queiroz, responsável pelo Mercedes-Benz Oceanic Lounge em terra e no mar e que vive do mar, profissionalmente, há 26 anos. «Encontrei na Mercedes e nas pessoas que lá trabalham o mesmo foco de fazermos mais e melhor para preservarmos o que temos.» E isso agrada-lhe, da mesma forma que lhe agrada a mudança que está a conseguir ver na mentalidade das pessoas e das empresas. «Queremos alargar ao maior número de pessoas possível.»

Daí que o lounge seja aberto a todos e tenha também uma preocupação de inclusão social. Além disso, tem condições especiais para os clientes Mercedes-Benz.

O responsável pelo espaço acredita que, com o empenho da Mercedez-Benz, a partir deste ano, e do Oceanário, desde o ano passado, o Mercedes-Benz Oceanic Lounge poderá impactar cerca de 14 mil pessoas por ano. «Para além da capacidade instalada para ir à água, que acabámos de aumentar, podemos ainda aumentar consideravelmente estes números se nos deslocarmos, por exemplo, a escolas.»


A ARTE PARA COMUNICAR

A arte também tem ajudado a levantar o véu sobre a temática da protecção e preservação dos oceanos e dos ecossistemas marinhos, lembra Jorge Aguiar, ajudando à conscientização ambiental. Nesse sentido, a plataforma artística Because Art Matters – que tem por objectivo criar sinergias entre artistas e marcas ou projectos que pretendam através da arte aumentar o seu próposito e trabalhar com mais significado – escolheu a Skeleton Sea para o projecto Mercedes-Benz Oceanic Lounge.

«A arte tem a capacidade de criar narrativas únicas, de comunicar com mais intensidade e de ser viral», justifica Gonçalo Magalhães, fundador da Because Art Matters. Acrescenta que o projecto de sensibilização ambiental Skeleton Sea surgiu em 2005 e, desde então, tem recolhido lixo das praias e de sucatas. «Com esses destroços constroem criaturas como alerta para a protecção dos oceanos.» E é precisamente uma dessas criaturas que, agora, habita no Oceanic Lounge.

Mas a ligação ao espaço engloba também uma série de actividades que serão postas em prática ao longo do tempo, como recolhas de lixo, workshops e uma exposição de arte onde estará presente a peça a desenvolver com base na recolha de lixo.

«É muito importante que uma marca como a Mercedes, que é uma lovebrand, abrace esse tipo de iniciativas porque consegue chegar aos seus fãs, mudar comportamentos e a percepção que se tem sobre a importância da preservação dos oceanos», defende Gonçalo Magalhães, sublinhando que, «individualmente, todos fazemos a diferença nesta missão de protecção dos oceanos».


MERCEDES-EQ LOUNGE

Mas a viagem rumo a um futuro mais sustentável já se iniciara antes, em 2021, quando a marca inaugurou, na Nazaré, o Mercedes- EQ Lounge. O ponto comum entre os dois lounges é o mar. Jorge Aguiar lembra que, há dez anos, a Mercedes-Benz era uma marca mais tradicional. «Começámos a nossa longa viagem na Nazaré com o Garrett McNamara.» O surfista de ondas grandes bateu o recorde do mundo e o mundo descobriu que a maior onda do mundo estava numa vila que ninguém conhecia, a Nazaré. Foi quando os portugueses, Portugal e a Nazaré ficaram famosos em todo o mundo. Nesse seguimento, o centro de design e os engenheiros de materiais da Mercedes-Benz trabalharam com o surfista no desenvolvimento das pranchas que eram usadas na Nazaré pelo grupo de surfistas que estava com o recordista mundial.

Mais tarde, a marca criaria, em 2015/16, um evento em que chamou cerca de 20 surfistas do mundo a surfar na Nazaré. «O mundo inteiro estava e está em Portugal, na Nazaré.»

Foi com todo este contexto que surgiu o lounge da Nazaré. «Foi necessário criar um espaço para acomodar a nossa estrutura e a do Garrett, onde era feita a preparação para ir para dentro de água», recorda o director de Marketing e Comunicação. E é para esse lounge que, desde então, a marca tem vindo a convidar surfistas, jornalistas, clientes e amigos do mundo inteiro, para estarem com a Mercedes-Benz e com o Garrett na Nazaré.

O Mercedes-EQ Lounge é totalmente sustentável e foi pensado na lógica da economia circular, contando com lixo retirado do oceano e recuperado nos seus revestimentos e também na decoração. Além disso, o espaço é alimentado com energia solar armazenada em baterias recicladas de modelos Mercedes-Benz mais antigos. «Todo o espaço foi desenvolvido sob o conceito de modern luxury lifestyle e pensado para ser sustentável e servir de apoio à comunidade local. Trata-se de um espaço para experiências, aberto à comunidade, partilha de conhecimento, aprendizagem de outros e, claro, protecção do oceano.»

Sobre os dois lounges, Holger Marquardt, CEO e director-geral da Mercedes-Benz Cars, faz questão de sublinhar que esta é uma viagem «não só para nós, mas para as nossas crianças e as crianças delas».


AMBITION 2039

Mas esta não é uma ambição de agora. «Foi há mais de 20 anos que a Mercedes-Benz começou a pensar nisso. E hoje, cada vez mais, sentimos que esta ideia de Ambition 2039 foi o caminho 100% correcto», conta Holger Marquardt. A Ambition 2039 nasce em 2015, quando é estabelecida a visão estratégica que a marca tem para os próximos anos em termos de sustentabilidade. Significa, na prática, que a marca se propõe a atingir a neutralidade carbónica em 2039.

Uma ambição que tem contribuído para acelerar a electrificação da marca e de todas as submarcas da Mercedes-Benz. Os passos têm vindo, paulatinamente, mas de forma segura, a ser dados. Em 2023, vai ser lançado um SUV totalmente eléctrico Mercedes-Maybach, um modelo sofisticado e luxuoso. A Mercedes-AMG irá tornar-se totalmente eléctrica (mas com som do motor) e redefinir a alta performance. E em 2024, será a vez do lançamento do Classe G totalmente eléctrico, o que «vai ser também o renascer de um carro icónico».

A juntar há também o protótipo Vision EQXX que, com excelência e eficiência, permite uma autonomia de mil quilómetros. «Usaremos muitos elementos deste carro para o futuro. Está repleto de melhorias de eficiência que fazem deste um benchmark. » Holger Marquardt assume, com frontalidade: «Estamos prontos para ter uma frota totalmente eléctrica até 2030.»

Para já, entre 2022 e 2026, vão ser investidos mais de 60 mil milhões de euros na produção de automóveis eléctricos. As fábricas de maior dimensão localizadas em Pequim, Bremen, Kecskemét, Rastatt, Sindelfingen e Tuscaloosa, estão actualmente a fabricar seis modelos totalmente eléctricos. E duas das principais centrais da marca em Stuttgart-Untertürkheim e Berlin-Marienfelde já estão a acelerar a sua transformação para um futuro de emissões zero.

A Mercedes-Benz tem bem ciente de que não há luxo sem sustentabilidade. No âmbito do uso de materiais mais sustentáveis, a marca já utiliza redes de pesca para produção de alcatifa para os seus automóveis, bem como a planta do cacto e garrafas de plástico como alternativa à pele utilizada nos assentos. «Este é também um novo mundo. Uma oportunidade para muitas empresas conseguirem dar uma nova vida ao lixo.»

Outra aposta da marca é a reciclagem e reutilização de materiais. Nomeadamente, a fábrica de reciclagem de baterias na Alemanha, que se prevê que esteja a funcionar em 2023. A reutilização de componentes-chave das baterias e a utilização das mesmas empregue para armazenamento de energia em edifícios, como já é o caso do Mercedes-EQ Lounge, na Nazaré. «A bateria vai ser a chave para o futuro.» A segunda vida das baterias poderá servir assim como elemento de armazenamento de energia das habitações.

Os objectivos globais para a Mercedes-Benz estão claramente definidos: em 2022, produção neutra em CO2 na Europa; em 2025, vender mais de 50% de veículos eléctricos; em 2030, ser totalmente eléctrica (sempre que o mercado permitir); e, em 2039, atingir a neutralidade carbónica. Por cá, depois da 1.ª volta eléctrica a Portugal em 2021 (2066 km em 24h32m), da 2.ª volta eléctrica a Portugal (739 km em 12 horas) e da abertura do Mercedes EQ Lounge, agora é tempo de deixar a viagem continuar na ambição da neutralidade carbónica com o Mercedes-Benz Oceanic Lounge. «Estou feliz por fazer parte desta viagem e convido-os a fazer o mesmo», remata Holger Marquardt.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mercado Automóvel”, publicado na edição de Junho (n.º 311) da Marketeer.

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