Mercadona ultrapassa Auchan e já está entre os 12 maiores retalhistas europeus

A Mercadona ultrapassou o gigante francês Auchan e está a um passo de entrar no top 10 das maiores cadeias de supermercados europeias. Segundo um ranking elaborado pela FRS Food Retail, três empresas alemãs ocupam atualmente a primeira posição na distribuição europeia: o Lidl, com um volume de negócios de 167 mil milhões de euros no último exercício, seguido do Aldi com 112 mil milhões e do Rewe com 92,3 mil milhões.

A holandesa Ahold está em quarto lugar com 88,6 mil milhões de euros e o Carrefour em quinto com 83,3 mil milhões de euros. A Mercadona aumentou as suas vendas consolidadas em 15% em 2023, para 35.527 milhões de euros, o que a coloca à frente da Auchan, com 32.300 milhões de euros, atrás apenas da britânica Sainsbury’s, que registou um volume de negócios de 39.400 milhões de euros.

A empresa espanhola obteve, concretamente, 34.124 milhões de euros com a sua atividade em Espanha e outros 1.403 milhões em Portugal, onde no fecho do exercício já contava com 49 estabelecimentos, do total de 1.681 que tinha no fecho do ano.

Além disso, a Mercadona ultrapassou pela primeira vez a barreira dos mil milhões de euros de lucro, com mais 200 compras diárias em cada loja. A empresa valenciana alcançou um lucro líquido de 1.009 milhões de euros em 2023, o que representa um aumento de 40%, conseguindo assim aumentar novamente o seu resultado em comparação com os 718 milhões de euros em 2022.

De acordo com o presidente e principal acionista da empresa, Juan Roig, durante a última apresentação de resultados do ano passado, “Mercadona tem se saído muito bem”, disse ele, ligando-o aos cortes de preços em 1.000 produtos desde abril de 2024. Trata-se de uma estratégia que lhe permitiu aumentar a sua quota de mercado em Espanha, apesar da forte concorrência de preços na distribuição espanhola, após os efeitos da inflação e da escalada dos custos dos últimos anos no cabaz de compras.

No caso de Espanha, de acordo com os dados da Kantar Worldpannel, a empresa liderada por Juan Roig alcançou uma quota de mercado de 26,4% em dezembro passado, embora em determinados momentos do ano tenha chegado mesmo a atingir 27%, o que constitui a quota de mercado mais elevada da sua história. O segundo lugar é ocupado pelo Carrefour, com 9,4%, e o terceiro pelo Lidl, com 6,6%. A cadeia alemã, de facto, está também em valores históricos, nunca antes vistos.

O Mercadona é também uma das cadeias mais rentáveis da Europa. Num sector onde as margens de lucro se situam entre 1 e 3%, a empresa valenciana alcançou um índice de rentabilidade de 2,84%, em comparação com os 2,31 dólares que obteve em 2022. No caso da margem sobre o ebitda, esta também se situou nos 5,38%.

O Comité de Direção do Mercadona também decidiu aumentar os salários de toda a sua força de trabalho em 8,5%, um aumento que será efetivo a partir da folha de pagamento de janeiro de 2025 e que atinge os mais de 100.000 trabalhadores que a empresa tem em Espanha e Portugal.

Num comunicado publicado no mês passado, a Mercadona afirma que a percentagem de aumento é a soma do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de cada país e de um bónus adicional decidido pela empresa para chegar a estes 8,5%.

 

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