Mercadona tem produtos de ‘marca branca’ da Pepsi, Ruffles e Fritos… Sabe quais são?

No início deste ano, a cadeia de retalho alimentar Carrefour retirou das prateleiras dos seus supermercados os produtos da Pepsico devido a “aumentos de preços inaceitáveis”, tendo lançado o alerta na indústria alimentar, com as prateleiras em França, Espanha, Itália e Bélgica, a ficarem vazias conforme se esgotam os stocks.

Tal como a empresa francesa, também o Mercadona, em 2008, procedeu à retirada de múltiplas referências pelo mesmo motivo. Face ao aumento dos preços, numa proporção muito menor do que agora, a cadeia valenciana colocou em revisão toda a sua linha: das 9 mil referências que existiam então, optou por retirar um total de 800, metade de marcas próprias e a outra metade de fabricantes.

A Mercadona explicou, meses depois, em Fevereiro de 2009, que conseguiu reduzir o preço do carrinho de compras dos seus clientes em média 10% após a implementação deste “plano de optimização de custos”.

Em 2020, a gigante norte-americana, dona de marcas de refrigerantes como Pepsi, 7Up ou Lipton, bem como das marcas de snacks Matutano (Lay’s, Cheetos, Doritos ou Ruffles), fez uma mudança estratégica na sua política comercial e passou a fabricar produtos de marca própria para a rede valenciana, introduzindo novas referências com a marca Munchos.

A PepsiCo apresentou uma nova versão dos seus Fritos que se junta às outras duas referências da sua gama para a rede valenciana: as batatas fritas onduladas, semelhantes aos Ruffles, mas com sabor a queijo, e um snack de milho com um sabor picante.

Artigos relacionados