Mercadona prevê entrada no mercado português
A empresa valenciana de distribuição Mercadona assegurou que mantém os seus planos de internacionalização para 2012, com a compra de cadeias de supermercados de pequeno tamanho, entre 25 e 30 unidades de negócio em mercados próximos ao espanhol, como o francês, o italiano ou o português.
A Mercadona projectou a sua saída para fora de Espanha entre este e o próximo ano, planos que tiveram de ser adiados devido à crise económica. Fontes de empresa afirmam que se mantém o ritmo de abertura de 60 novas lojas por ano, em Espanha. A Mercadona, que conta actualmente com 1.292 estabelecimentos, tem em vista as zonas centrais e da Catalunha como mercados futuros.
A cadeia presidida por Juan Roig concluiu esta semana a aquisição da Caladero, seu fornecedor de peixe, adquirido de forma provisória já que o intuito é encontrar um comprador que assuma o negócio. Operação similar foi feita pela empresa com a Ibersnacks, fábrica da Grefusa que fornecia a Mercadona e que foi adquirida por um breve período de tempo, até que foi vendida a um empresário do sector que, actualmente, continua a fabricar aperitivos de marca branca para a empresa valenciana. A Mercadona é também proprietária de 10% do capital da Martínez Loriente, seu fornecedor de carne, e detém uma participação na Forbasa, fornecedora de pão vinculada à empresa desde a sua criação.