Mercadona com quota de mercado de 3% em Portugal
A cadeia de supermercados Mercadona aumentou, em 2021, as suas vendas consolidadas em superfície constante para os 27,8 mil milhões de euros, o que equivale a um aumento de 3,3%. Deste total, 415 milhões correspondem às vendas das suas 29 lojas em Portugal, onde alcançou uma quota de mercado de 3%, após dois anos desde a abertura do primeiro supermercado.
Perante a actual conjuntura inflacionista, e para minimizar o respectivo impacto nos preços de venda, a Mercadona decidiu não repercutir nos seus clientes a totalidade desses aumentos significativos, o que gerou um impacto negativo de 100 milhões de euros nas suas margens operacionais e que se traduziu numa redução de 6% do seu lucro líquido, que em 2021 foi de 680 milhões de euros.
Com um investimento superior a cinco mil milhões de euros, a insígnia criou mil novos postos de trabalho directos e inaugurou um total de 79 supermercados entre Espanha e Portugal. Em Espanha, a Mercadona conseguiu, no ano passado, consolidar o seu serviço de compras online (Colmeias e Telecompra) e aumentar as suas vendas para os 510 milhões de euros, valor que representa um crescimento de 40% relativamente a 2020.
Em 2022, a Mercadona prevê investir um total de 1,1 mil milhões de euros para continuar a impulsionar o seu plano estratégico de transformação. Estes recursos destinar-se-ão, principalmente, à abertura de 68 novos supermercados (58 em Espanha e 10 em Portugal), à remodelação de 43 supermercados para os adequar ao Modelo de Loja Eficiente (Loja 8) e à implementação da nova secção de Pronto a Comer em mais 150 supermercados.
«O nosso plano de investimento continua. Certamente vai continuar a ser um ano muito, muito difícil que vamos superar aplicando o nosso Modelo de Qualidade Total, que é o nosso farol para navegar neste cenário de incerteza que estamos a viver. Tenho a certeza de que com o esforço individual e colectivo dos 96 mil colaboradores, vamos conseguir as metas a que nos propusemos», afirma, em comunicado, Juan Roig, presidente da marca.