Mercado publicitário português cresceu 15,3%

O mercado publicitário português registou uma subida de 15,3%, a preços de tabela, no primeiro semestre, face ao período homólogo do ano passado.

Dados da MediaMonitor revelam que a maior evolução se deu no cinema, que cresceu 19,5%. A televisão segue de perto com mais 19,2% e a Internet com mais 14,15%. O outdoor e a rádio cresceram 5,5% e 2,1%, respectivamente. Quanto a recuos, a imprensa foi o único meio a registar uma quebra – 5,5%.

A Marktest, que publica os dados da MediaMonitor, ressalva que a recolha da informação relativa a Junho ainda não está concluída para todos os meios, pelo que os valores não são definitivos.

A Unilever – Jerónimo Martins constitui o maior anunciante do primeiro semestre, sendo responsável por 4,1% dos montantes globais. Segue-se a Modelo Continente (2,5%), European Home Shopping (2,4%), Reckitt Benckiser (2,4%) e Viva Melhor Sempre (2,3%).

Os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 36,2% do investimento publicitário total deste período. Neste top não consta a Nos, que destronou a Unilever – Jerónimo Martins no mês de Junho.

Artigos relacionados