Mercado livreiro português cresce 5% em 2023
O mercado livreiro português cresceu 5% em 2023, revela a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), destacando a tendência positiva de evolução do sector, após um aumento de 16% em 2021 e de 15% em 2022.
De acordo com a associação, as categorias de ficção e de ficção infantojuvenil cresceram 9% face a 2022 e a categoria de não ficção, com destaque para o crescimento da categoria de vida prática lazer e atualidades, apresentou um crescimento de 4%, assim como a de livros de turismo, com um crescimento de 8%.
Com base nos dados fornecidos pela GfK, a APEL conclui que o mercado continua a crescer pela compra efectuada nas faixas etárias mais novas, nomeadamente na categoria de ficção, onde os livros que mais venderam são quase todos fenómenos alavancados nas e pelas redes sociais como, por exemplo, o Tik Tok.
Este valor nas faixas etárias mais jovens deve-se, também, às vendas na categoria de BD/Manga que, apesar de um peso pequeno no mercado, passou de um valor de cerca de 2% em 2019 para 5% em 2023.
Outra tendência visível é a maior preocupação dos pais, cuidadores e educadores em comprar livros como parte integrante do processo de crescimento e de educação e formação da criança, o que gerou um crescimento de 15% na subcategoria infantil.
«Estes dados permitem-nos inferir qualitativamente que estão a ser formadas novas gerações de leitores e de compradores de livros para consumo próprio. Prevê-se que o mercado continue a apresentar uma taxa de crescimento positivo fruto desta nova vaga de leitores que continuarão a querer encontrar no livro a porta para uma visão mais crítica e capaz do mundo e também a ferramenta ideal para lidar com a complexidade e incerteza que nos rodeia», diz, em comunicado, Pedro Sobral, presidente da APEL.