Mercado dos livros em Portugal cresce 16,6%. Preços médios também sobem
O mercado dos livros em Portugal cresceu 16,6% em 2021, de acordo com dados da GfK. O último ano revelou-se fortuito para a venda de obras literárias no País, ainda para mais quando o preço médio dos livros sofreu um ligeiro aumento (+1,2%), situando-se agora nos 13,34 euros. Contudo, o panorama continua aquém dos valores registados em pré-pandemia.
Na maioria dos países analisados pela GfK, incluindo Portugal, as categorias de livros que demonstram uma variação excepcional no crescimento das vendas globais são as de “Bandas Desenhadas” e “Mangas”, que apresentam o maior nível de evolução – mais 72,7% e cerca de mais 100%, respectivamente.
Uma tendência também verificada, salienta o estudo, é a de consumo de livros infanto-juvenis que registam um crescimento médio acima dos níveis do mercado dos livros no geral (+21%). Paralelamente, o consumo de livros de Youtubers conquistou, igualmente, uma grande popularidade no ano de 2021, particularmente entre os públicos mais jovens.
Em relação aos países analisados, França é o mercado que regista um maior aumento nas vendas, obtendo uma variação de +21,2%, seguindo-se o Brasil, Espanha e Itália, que registam taxas de crescimento também de dois dígitos (18,8%, 16,3% e 14,75, respectivamente).
Simultaneamente, apesar da variação positiva, alguns países mantiveram-se com uma evolução mais subtil, nomeadamente os Países Baixos (7,7%), Suíça (6,5%), a região Belga de Flandres (4,9%) e a Alemanha (2,9%).