Mercado de bens de consumo recupera: mais robôs de cozinha e máquinas de lavar

Depois de olhar para os dados de mais de 70 países de diferentes pontos do planeta, a GfK chegou à conclusão de que o mercado de bens de consumo electrónicos dá já sinais de recuperação. Apesar da volatilidade da actual conjuntura, a consultora considera que as vendas estão a ser impulsionadas “pelas transformações no comportamento de compra dos consumidores, nomeadamente através de uma maior aquisição de produtos online”.

Se, por um lado, há categorias como a de telecomunicações com quebras de 6% nas vendas; por outro, surgem os equipamentos de escritório e consumíveis com um crescimento expectável de 15% em valor. Segundo a GfK, este segmento está a beneficiar de uma mudança de mentalidade, que passou de “eu quero” para “eu preciso” em relação a produtos que permitem trabalhar a partir de casa.

O segmento dos pequenos electrodomésticos também acelerou, neste caso após o confinamento: perspectiva-se já um aumento de 9% em valor para o ano de 2020. Produtos que ajudem a simplificar a vida dos cidadãos, que contribuam para melhorar a saúde e bem-estar viram a popularidade disparar, como é o caso dos robôs de cozinha (cujo valor duplicou entre Maio e Julho de 2020 face ao homólogo de 2019) e das máquinas de lavar loiça (+16% no mesmo período).

No mesmo sentido, nota-se um aumento das vendas de dispositivos de tratamento de ar (+20% em valor de Maio a Julho de 2020). “À medida que a higiene começa a desempenhar um papel mais importante no dia-a-dia dos consumidores, espera-se que as máquinas de lavar roupa com função de vapor para matar bactérias e vírus contiuarão a vender significativamente”, indica a GfK. Entre Maio e Julho, estes equipamentos cresceram 32% em valor.

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