Mercado de artigos de luxo global vai crescer até 12% em 2023

Apesar das tensões geopolíticas e da incerteza macroeconómica, o mercado de bens pessoais de luxo registou um ano recorde em 2022, alcançando um valor de mercado de 345 mil milhões de euros conclui a Bain & Company na mais recente edição do seu reconhecido relatório sobre o setor de luxo global, Luxury Goods Worldwide Market Study – Spring 2023.

No primeiro trimestre de 2023, a indústria terá crescido entre 9 e 11% face ao mesmo período do ano anterior. A ajudar a este crescimento, segundo a Bain & Company estão factores como a diminuição gradual da hiperinflação, a recuperação da confiança dos consumidores locais na Europa, o levantamento das restrições sanitárias que precedeu as compras do Novo Ano chinês e o bom momento no Japão e no sudeste asiático, reforçado pelo turismo.

No entanto a analista faz notar que há diferenças entre países, como nos EUA, onde se espera uma desaceleração devido ao cuidado dos consumidores perante uma possível recessão. Na Europa, apesar do ano ter começado em força, especialmente devido aos consumidores que mais despendem em consumo, o Verão vai pôr à prova a resiliência do continente, já que os europeus puseram em pausa o consumo deste tipo de artigos. Já quanto ao turismo internacional, “os primeiros visitantes chineses começam a chegar à Europa e espera-se um forte regresso até ao final do ano, mas prevê-se que o grande volume de viajantes dos EUA e do Oriente Médio comece a diminuir”, salienta a analista.

As categorias de melhor desempenho são os relógios – modelos icónicos e algumas grandes marcas que estimulam o crescimento – e a joalharia. As malas icónicas também são um motor de consumo, já que são cada vez mais apercebidas como activos valiosos. Quanto ao calçado, embora esteja a desacelerar no ocidente, está em alta na Ásia, indo além dos ténis. Na beleza, o estudo mostro um crescimento das fragrâncias, alimentado pelas ofertas de nicho e a recuperação do duty-free, ao mesmo tempo que a maquilhagem e o tratamento da pele mantêm trajectórias positivas.

O mercado de luxo vai continuar a crescer até atingir entre os 360 e os 380 mil milhões de euros em 2023. Olhando mais adiante, para 2030, a consultora estratégica estima que o mercado de artigos pessoais de luxo continue a crescer até alcançar um valor entre os 530 e os 570 mil milhões de euros, cerca de 2,5 vezes a dimensão do mercado de luxo em 2020.

A consultora deixa ainda o alerta de que, devido às pressões regulatórias em matéria de sustentabilidade (ESG), as marcas de luxo deverão focar-se na descarbonização das suas cadeias de valor nos próximos três anos. Além disso deverão estar cientes de que a Inteligência Artificial (IA) Generativa vai impactar todas as etapas da cadeia de valor do luxo, da distribuição à criatividade.

Artigos relacionados