Mercado das telecomunicações estagna. IA e Realidade Virtual são as soluções

O mercado das telecomunicações enfrenta uma fase de estagnação, após o recorde de vendas verificado durante a pandemia. Para os especialistas da GfK, só será possível interromper este período com novidades que incentivem a procura dos consumidores, destacando-se duas tendências na indústria dos smartphones e dos jogos: a Inteligência Artificial Generativa e a Realidade Aumentada/Virtual.

Numa análise pelas várias regiões do mundo, o ano ficou marcado por uma evolução muito divergente face a 2022. A Europa Central e Oriental foi a área que registou a receita mais alta (+3,9%), seguida da Europa Ocidental (2%). As regiões do Médio Oriente e África e da China também melhoraram a sua receita, com mais 1,1% e 0,3%, respetivamente. Apenas duas áreas do globo verificaram uma diminuição nas receitas, a Ásia Emergente (sem a China), com menos 5,9%, e a América Latina, com menos 3,7%.

A nível mundial, o preço médio dos smartphones voltou a aumentar ligeiramente (+34 dólares), passando para 389 dólares. Este aumento resulta da contínua procura por dispositivos premium e com melhores funcionalidades. Em 2023, os modelos 5G representaram 81% da receita, mais 6 pontos percentuais face a 2022, sendo que as quotas de dispositivos com mais de 512GB de armazenamento e de carregamento rápido sem fios também subiram, em 9% e 5%, respectivamente.

Inteligência artificial é o próximo passo

Actualmente, a utilização dos smartphones está muito canalizada para aplicações de mensagens (72% dos utilizadores a nível mundial), como é o caso do WhatsApp ou do WeChat, ou para a fotografia (64%). No entanto, a contínua melhoria do desempenho dos dispositivos prevê que o próximo passo seja a implementação generalizada da Inteligência Artificial Generativa.

As análises da GfK às vendas a longo prazo e ao comportamento dos consumidores permitem concluir que, no momento em que a Inteligência Artificial Generativa entrar no dia-a-dia dos utilizadores de smartphones, verificar-se-á um impulso na procura, pois os consumidores estão dispostos a pagar mais por maior avanço tecnológico.

Em 2023, o entusiasmo dos consumidores face ao Metaverso também diminuiu a nível mundial, o que teve reflexo no total de vendas unitárias. Porém, as receitas contrariaram esta tendência e registaram um aumento de 15%, justificado pelo facto de os consumidores interessados terem investido em produtos mais avançados de Realidade Aumentada, Realidade Mista ou Realidade Virtual, com uma tendência para a valorização.

Exemplo disso são os óculos de Realidade Aumentada e Mista que cresceram 30% e atingiram os 225 milhões de dólares em 2023, em comparação com apenas 4% de crescimento registado em 2022.

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