Mercado da criatividade em expansão e liderado pelos influenciadores
A criatividade é mais importante do que nunca, especialmente com os novos formatos digitais e numa indústria cada vez mais automatizada, revela um novo estudo da Google e da Bain & Company.
O mercado da criatividade está a crescer globalmente, com alguns segmentos a apresentarem um crescimento anual em torno dos 50%, como é o caso do mercado dos influenciadores. Mais de 60% das marcas planeia aumentar o seu investimento nesta área, já que os anunciantes vêem os influenciadores como uma muito boa opção para alcançarem as suas audiências de forma mais autêntica.
Já a criatividade está a converter-se num dos factores mais eficazes para destacar e aumentar o retorno do investimento, e a despesa em criatividade está a crescer mais rapidamente do que os gastos com os media (6% face aos 5% anualmente entre 2018 e 2021).
Os inquéritos realizados revelam que as empresas estão a investir cada vez mais na construção das suas próprias capacidades internas (“in-house agencies”): cerca de metade das equipas “in-house” foram criadas nos últimos cinco anos. Porém, 40% das empresas ainda não mede a eficácia do criativo nas suas campanhas de marketing.
Cada vez mais os anunciantes entendem a necessidade de medir a eficácia dos seus criativos, mas esta mudança de mentalidades está a demorar algum tempo. A automatização tem um papel de desenvolvimento significativo em facilitar e acelerar os modelos de medição.
«As ferramentas de inteligência artificial vão tornar a indústria criativa mais eficiente, criando um maior número de conceitos em menos tempo. Porém, o papel do pensamento criativo e humano é a chave para gerar os ‘prompts’ adequados, captando as nuances das emoções humanas, da cultura e outros fatores que influenciam o comportamento do consumidor», afirma, em comunicado, Alberto Requena, partner da Bain & Company em Madrid.