O mundo online também é Meo
A loja online do meo junta electrónica de consumo, serviços de telecomunicações e até bilhetes para espectáculos e festivais. Uma estratégia que permite chegar a diferentes públicos, de diferentes formas
Desde a venda de telemóveis e acessórios, smart TVs, consolas, tablets, mas também pacotes de telecomunicações fixos e convergentes e tarifários de telemóvel, vários são os produtos e serviços disponibilizados através da loja online do MEO, e que vão além do core business da operadora.
Desde o ano passado, a morada online do MEO é também um portal de venda de bilhetes para espectáculos, festivais de música e outros eventos aos quais a marca está associada. A abrangência de produtos e serviços da loja online do MEO permite à marca chegar a diferentes públicos-alvo, nos segmentos particular e empresarial. «O perfil do cliente da loja online do MEO é muito ecléctico.
Temos desde jovens que compram bilhetes para espectáculos, como o MEO Sudoeste e o MOCHE XL eSports, a perfis mais seniores, que tomam decisões de compra sobre pacotes de telecomunicações para a sua família. Tanto o género masculino como o feminino compram online na loja MEO», descreve fonte do MEO. Além disso, lembra, assiste-se a um «crescimento muito forte dos acessos à loja online através de dispositivos móveis, o que evidencia um perfil atento às oportunidades e promoções da loja, que tira partido da comodidade e conveniência de tomar as suas decisões de compra em qualquer momento e em qualquer lugar».
Recentemente, a loja online passou a acomodar também o novo programa de benefícios MEOS, que disponibiliza uma oferta diversificada de experiências na rede de parceiros da operadora da Altice Portugal. Este programa, cuja adesão é gratuita, permite que todos os euros gastos pelos clientes em serviços MEO sejam convertidos directamente em MEOS, que poderão ser acumulados para trocar por um novo smartphone ou uma experiência. Todo este processo pode ser feito na nossa loja online do MEO.
Facilidade e comodidade
A aposta do MEO no comércio electrónico começou «no momento em que o mercado indiciou comportamentos de interesse no digital», recorda fonte da empresa. Com efeito, o lançamento das lojas online de equipamentos e serviços, nas diversas marcas que se encontram debaixo da marca umbrella MEO (PT Comunicações, TMN, SAPO ADSL, MEO, UZO e MOCHE), é anterior ao ano 2000.
Desde então, o MEO tem vindo a investir na melhoria da sua plataforma com o objectivo de melhorar a experiência do utilizador. Ao longo dos anos, várias foram as inovações introduzidas nesse sentido, como, por exemplo, a disponibilização de pagamentos electrónicos, diversificação contínua de portefólio com sugestões de cross-selling, mobile experience, campanhas personalizadas em função do perfil do visitante ou adesão online assistida através de click-to-call. «Há cerca de um ano, inovámos com a introdução da interacção com o consumidor, através da experiência de vídeo, que permite uma maior humanização do contacto e capacidade de demonstração dos nossos produtos e serviços», refere fonte do MEO.
Já no que toca à adesão a serviços de telecomunicações fixos e convergentes, destaca-se a validação da cobertura online para confirmar ao cliente a cobertura de fibra MEO – «a maior rede no País, que já cobre mais de 4,5 milhões de casas» -, adesão full digital com simulador e integração automática com order entry com o lançamento do MEO By. «As nossas mais-valias estão alicerçadas na procura constante da inovação, na primazia da satisfação do cliente para que se concretize numa experiência digital de referência», reitera a mesma fonte.
A inovação no campo do comércio electrónico implica também uma abordagem omnicanal, que vá ao encontro das necessidades de todos os consumidores. Conforme diz a fonte da empresa, «cada vez existem menos reticências por parte dos clientes em comprar online. O que se verifica é que, em determinado momento e para determinado produto ou necessidade, os clientes poderão optar por pesquisar e comprar online ou pesquisar online mas comprar através de um outro canal de venda (por exemplo, nas lojas físicas ou call centers).
Um cliente pode valorizar a comodidade e conveniência da compra online e da entrega em sua casa para um determinado produto (por exemplo, uma smart TV) e, por outro lado, valorizar levantar na loja a compra de um smartphone, podendo beneficiar das explicações e configurações que os nossos assistentes na loja lhe poderão facultar».
A par destas inovações e funcionalidades, o MEO conta com um ecossistema de parceiros e fornecedores no canal digital, que contribuem para o sucesso do seu desenvolvimento e crescimento. «Especificamente no e-commerce, são regularmente exploradas parcerias em momentos temáticos de consumo (Dia do Pai, Dia dos Namorados, Verão, entre outros) onde são desenhados bundles que sejam valorizados pelos consumidores», frisa.
Uma plataforma competitiva
Na internet, a concorrência está (literalmente) a um clique de distância e é mundial. Hoje, qualquer pessoa pode, com facilidade, comparar condições de oferta, para um mesmo produto, em diferentes lojas online, existindo inclusive sites especializados em promover essa comparação. No caso específico de Portugal, os e-shoppers tendem a realizar mais encomendas em websites estrangeiros, em comparação com os consumidores de outros países europeus.
Para o MEO, esta é uma realidade que só pode ser combatida «através da diferenciação, seja de serviço na compra online (temos mecanismos online de assistência à compra antes, durante e após a mesma, onde os nossos especialistas estão disponíveis para esclarecer os clientes através de tecnologia click-to-call e até mesmo video-chat), seja da própria oferta, que, no caso do MEO, traz vantagens exclusivas e muito difíceis de replicar por parte da concorrência internacional, como, por exemplo, a oferta de pacotes de dados de telecomunicações, assim como a possibilidade de fazer a compra em regime de prestações (sem juros). São factores muito apreciados pelos nossos clientes», sublinha fonte da empresa.
Além disso, a estratégia do MEO passa por ter uma comunicação online always-on, com uma forte componente de segmentação, quer em termos de mensagem, quer de meios e formatos escolhidos, de forma a tentar ser relevante e presente ao longo da jornada de decisão do consumidor.
Em termos de resultados, segundo a fonte da empresa, o canal online do MEO tem tido, de ano para ano, taxas de crescimento «muito interessantes, tanto na compra de pacotes e serviços, como de equipamentos». «Para este ano esperamos voltar a ver crescer a importância do canal online.
Não apenas em termos de e-commerce como também crescer no contributo que este meio dá para outros canais de venda (o tal efeito de pesquisar online e comprar offline), assim como no digital, como meio muito eficiente de relacionamento com o cliente», conclui.