Meo ganha a taça com post do Euro 2016

Numa altura em que os conteúdos em vídeo proliferavam nas redes sociais, a Meo soube destacar-se e apostar numa abordagem mais discreta. Quando Portugal se sagrou Campeão da Europa, no Euro 2016, a Meo optou por partilhar uma imagem no Facebook em que surgia apenas uma taça com a inscrição “11 milhões de campeões”. O resultado? Mais de 143 mil likes, ainda durante o campeonato, e um novo recorde para a Meo.

A marca ficou em primeiro lugar no ranking elaborado pelo Marktest Social Media Explorer relativamente às páginas nacionais que mais likes conquistaram entre os dias 27 de Junho e 10 de Julho. Os 143 mil likes foram suficientes para mais do que duplicar o recorde anterior.

Tiago Silva Lopes, director digital da Meo, conta à Marketeer que o trabalho começou muito antes daquela publicação em específico. Quando a Selecção de Portugal estava ainda na fase de qualificação, já a Meo desenhava a estratégia para as redes sociais, ou não fosse patrocinadora oficial da Selecção. A isto acresce o facto de Cristiano Ronaldo, capitão da Selecção, ser embaixador da marca.

A ideia seria sempre, por um lado, oferecer aos portugueses conteúdos que lhes interessassem e, por outro, optar por abordagens diferenciadoras face às restantes marcas, já que o “barulho” é mais do que muito quando se fala num evento como o Euro 2016. A Meo apostou, então, principalmente em dois formatos: Facebook Live Video, ao acompanhar em directo vários momentos da Selecção Portuguesa ao longo da competição; e Storytelling, quando lançaram, por exemplo, a campanha “Euro Capitão”. Esta última, cujo vídeo mostrava Cristiano Ronaldo a entregar braçadeiras de capitão aos portugueses, serviu de mote para a expressão “11 milhões” que depressa entrou no vocabulário dos adeptos.

Tiago Silva Lopes explica que o impacto deste movimento demonstra o sucesso do caminho que a Meo escolheu seguir nas suas redes sociais. A publicação que deu o novo recorde de likes à marca é uma espécie de culminar do trabalho desenvolvido, já que os “11 milhões” são o foco. Neste caso, e ao contrário do que aconteceu com os Live Videos, por exemplo, a diferenciação fez-se pela publicação de uma imagem «simples e clara», como refere o director digital da Meo. Quando todos iam para a esquerda, a Meo foi para a direita.

Contabilizados os resultados à data de hoje, a publicação já conta com mais de 225 mil likes e 33 mil partilhas. Quanto ao reach, a Meo estima que o post tenha alcançado cerca de 3,5 milhões de utilizadores do Facebook, o equivalente a uma cobertura de 63% do total de utilizadores portugueses da rede social.

Texto de Filipa Almeida

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