MEO e NOS são as marcas de telecomunicações mais fortes e valiosas em Portugal

O relatório “Telecoms 150” de 2024, desenvolvido pela Brand Finance, revela que a MEO e a NOS são, por esta ordem, as marcas de telecomunicações mais valiosas e fortes de Portugal. A MEO é, ainda, a marca do sector que mais cresce a nível mundial (+60%), subindo 29 posições no ranking para 84.º lugar.

De acordo com os resultados da análise, a MEO também melhorou as suas percepções de cobertura alargada. A marca ocupa agora o segundo lugar mais forte em Portugal, depois da Vodafone (o valor da marca caiu 13%, para 14,6 mil milhões de dólares), e ocupa um lugar proeminente a nível mundial.

Em 2023, a empresa-mãe da MEO, Altice, passou por uma importante transformação nas suas operações portuguesas, resultando na transição de Altice Empresas para MEO Empresas, com a marca MEO. Como resultado, os rendimentos da MEO Empresas aumentaram significativamente, contribuindo para impulsionar o seu valor de marca.

Já o aumento do valor de marca da NOS (valor de marca aumenta 10,2% para 524 milhões de euros) deve-se a várias razões. Em primeiro lugar, o bom desempenho financeiro e a constante procura dos seus produtos, especialmente em serviços móveis e de banda larga contribuíram significativamente. Além disso, a NOS realizou projectos financiados que melhoraram o seu desempenho geral, salienta a Brand Finance.

«MEO e NOS cresceram em valor de marca. Ambas as marcas estiveram na vanguarda da inovação tecnológica em Portugal, oferecendo serviços avançados como 5G e fibra óptica aos seus clientes. O foco na inovação tecnológica, campanhas de marketing eficazes, experiência do cliente e expansão de serviços são alguns dos factores que contribuíram para uma percepção mais positiva da marca entre os consumidores portugueses», diz, em comunicado, Pilar Alonso Ulloa, managing director Iberia (Espanha, Portugal) e América do Sul.

A nível geral, o ranking é liderado pela Deutsche Telekom, com um valor de marca de 68,4 mil milhões de euros. A marca alemã supera a Verizon, ascendendo pela primeira vez ao topo. O aumento de 17% no valor de marca da Deutsche Telekom, para 73.3 mil milhões, pode ser atribuído à solidez de sua rede e ao sucesso do desdobramento de fibra na Europa, juntamente com a liderança em 5G nos Estados Unidos, o que elevou a percepção de conectividade da marca e as receitas de serviços do grupo.

Artigos relacionados