Menções a Volkswagen aumentaram oito vezes
Na semana de 21 de Setembro, altura em que o escândalo da Volkswagen é tornado público, o número de menções ao grupo alemão aumentou oito vezes relativamente à semana anterior. Os dados são da Wunderman que revela ainda que, nessa mesma semana, os artigos e notícias em blogs se multiplicaram por quatro e o número de tweets aumentou 15 vezes.
Para além das marcas do grupo, com destaque para a Seat, para a Audi e para a Škoda, também outras marcas automóveis alemães acabaram por entrar nas conversas dos internautas. Segundo o mesmo relatório, também a BMW e a Mercedes viram o número de menções subir.
Simultaneamente à multiplicação de referências à Volkswagen, a Wunderman verificou que a interacção entre as pessoas e a marca nas redes sociais reduziu. Isto significa que os utilizadores de plataformas como o Facebook e o Twitter preferiram mostrar o seu descontentamento para com a Volkswagen através de publicações próprias ou de comentários a notícias, por exemplo. Na rede social do passarinho azul, o número de retweets desceu 82%, face à média de Setembro, ao passo que os tweets com mensagens negativas aumentaram de 17% para 78% numa só semana.