Medinfar: «Trabalhar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas»
A Medinfar afirma-se como uma empresa do sector farmacêutico que trabalha para contribuir, de forma ética, segura e sustentável, para que os cuidados de saúde cheguem a todos, garantindo um melhor futuro para a humanidade. Por isso, esta é uma empresa portuguesa empenhada em deixar a sua marca no sector da saúde e do bem-estar, através da construção de uma cadeia de valor sólida e integrada, que vai desde a investigação, desenvolvimento e fabrico de produtos farmacêuticos, cosméticos e suplementos alimentares, até à sua distribuição e comercialização. Vanessa Duarte, Corporate Communication manager da Medinfar, explica à Marketeer o posicionamento e as estratégias da empresa.
Qual o posicionamento da Medinfar no sector da saúde?
A experiência de mais de 50 anos posiciona-nos como um player de referência no sector da indústria farmacêutica. Produzimos e comercializamos marcas próprias e trabalhamos produtos licenciados em parceria com as maiores empresas farmacêuticas mundiais, apostando de forma contínua em novas áreas terapêuticas e no alargamento do nosso portefólio de produtos.
Queremos trabalhar continuamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo e disponibilizando soluções na área das ciências da vida, garantindo a satisfação de clientes, colaboradores e principais stakeholders e, deste modo, assegurar o nosso compromisso com a saúde. Este compromisso está alicerçado em quatro pilares, sendo eles os princípios orientadores de toda e qualquer acção do grupo e que são a Inovação, a Diversidade, a Globalização e a Sustentabilidade.
De que forma a empresa se desenvolveu ao longo destes mais de 50 anos de actividade?
A Medinfar nasceu em 1970, mas foi em 1989, com a entrada da estrutura accionista actual, que começámos a construir aquilo que somos hoje.
Em 1995, adquirimos o Laboratório Sorológico, a empresa portuguesa mais antiga de Medicina Veterinária e, em 2012, passámos a ser titulares da autorização para Laboratório Produtor de Autovacinas e Vacinas de Rebanho – o único no País.
No ano 2000, inaugurámos a nossa filial em Marrocos, a única fora do território português. Em 2001, comprámos a unidade industrial actual, onde produzimos muitos dos produtos que são conhecidos dos consumidores, como é o caso do Halibut, Trifene e Oleoban.
Mais recentemente, juntámos ao portefólio a marca Aero- -OM e falamos somente de marcas conhecidas, integradas no sector de consumer healthcare, que ocupam um espaço de perto de 20% no nosso negócio. Se considerarmos toda a componente de negócio assente nos medicamentos sujeitos a receita médica, ela representa cerca de 30% da nossa actividade.
50 anos dão que pensar, mas acreditamos que chegámos aqui devido ao trabalho das equipas. O sucesso está, a par da inquestionável qualidade dos produtos nas nossas quase 500 pessoas e no seu talento e capacidade de entrega. É este know- -how que explica a longevidade da Medinfar, que se posiciona como uma das 10 maiores empresas a actuar no sector da saúde do consumidor.
Quais os principais desafios actuais para uma empresa portuguesa com representação internacional?
Alargar horizontes e expandir a nossa acção ao mercado internacional é um passo essencial para uma estratégia comercial actual. A globalização, através da procura de novos mercados para introdução dos nossos produtos, bem como a procura de novas parcerias que permitam trazer produtos inovadores ao mercado português, fazem parte da estratégia do grupo há alguns anos, tendo vindo a adquirir um peso cada vez mais significativo, fruto dos desafios que o presente coloca.
Desde o ano 2000 e como resultado da estratégia de internacionalização, o Grupo Medinfar tem vindo a expandir a sua actividade por vários continentes. Actualmente distribuímos produtos em mais de 70 países espalhados pela Europa, África, CIS, Ásia, América Latina e Médio Oriente.
A internacionalização intensifica o ambiente concorrencial e aumenta a complexidade do processo de venda, a necessidade de investimento e de compromisso das organizações a médio prazo, pois não tem resultados rápidos. Torna-se mesmo necessário fazer um reshaping da empresa local, nos seus vários departamentos, para fazer face e dar resposta às múltiplas exigências internacionais e que variam de mercado para mercado.
De que forma a Medinfar está a trabalhar na pesquisa de novos mercados internacionais?
A procura de distribuidores para os nossos produtos faz-se, maioritariamente, participando em feiras, em missões a mercados- alvo ou com a ajuda de associações empresariais nacionais e consultores internacionais.
Como é que a Medinfar trabalha na área da inovação para a investigação e desenvolvimento de tratamentos e fármacos?
A Inovação é um dos nossos pilares estratégicos e um dos principais vectores de acção do grupo, sendo crucial para a concretização do nosso maior propósito: trabalhar continuamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo e disponibilizando novos produtos farmacêuticos na área das ciências da vida. Assim, adequamos o desenvolvimento dos novos produtos às necessidades mais emergentes do consumidor, afectando recursos adequados ao desenvolvimento de produtos próprios com a rentabilidade desejada, bem como o estabelecimento de parcerias com instituições públicas ou privadas do sistema científico e tecnológico nacional e internacional (inovação aberta).
A inovação Medinfar representa o resultado da sinergia que existe entre um conhecimento das necessidades do consumidor com a ciência necessária para colmatar as mesmas. Para tal, dispomos de uma equipa de investigação altamente qualificada e empenhada, que se ocupa do desenvolvimento de novos produtos, alinhada com uma rede de parceiros do sistema científico nacional e internacional, que nos aportam um maior conhecimento e valor aos projectos inovadores, entre os quais se encontram vários centros de investigação universitários, fundamentais como fontes de conhecimento.
De que forma a sustentabilidade está enquadrada na estratégia da Medinfar?
Um exercício sustentável é a única maneira de agir no mercado actual. Seja a nível da acção económica, ou através das acções de Responsabilidade Social e Ambiental, entendemos que este é um pilar de extrema importância de modo a ter uma acção concertada, dentro e fora da comunidade, junto de todos os stakeholders. Consideramos que garantir o bem-estar das pessoas, a sustentabilidade do ambiente e dos activos, assim como das comunidades em que estamos inseridos, são indispensáveis à nossa actuação ética e execução estratégica.
Qual o valor da diversidade para o negócio da empresa e como trabalham para a estimular?
Diversidade é uma palavra que nos define enquanto empresa. Este pilar é visível na forma como o grupo integra e internaliza toda a cadeia de valor do medicamento, desde a investigação e desenvolvimento, passando pelo fabrico e armazenamento até à área comercial. A diversidade é também representada pelas várias áreas de negócio do grupo: desde a área Farmacêutica, à Consumer Health, Hospitalar, Saúde Animal e ainda uma área muito relevante que é a de produção para terceiros. Esta diversidade permite uma forte sustentabilidade do negócio no Grupo Medinfar, assim como um equilíbrio estratégico e financeiro para o grupo, pelo que é algo continuamente estimulado por todas as áreas de negócio e com foco especial da inovação.
Não deve deixar também de ser referida a diversidade humana dentro do grupo, que tem tido a capacidade de atrair, desenvolver e renovar o seu capital humano de forma progressiva, unidos por uma cultura de rigor, resiliência e orgulhosa de criar 100% em português.
Quais os atributos da Medinfar enquanto marca empregadora? Por que é bom trabalhar na Medinfar?
É uma empresa com uma preocupação genuína pelas pessoas e cuja cultura assenta em três valores – desafiar, criar e cuidar – que procuramos relembrar e praticar todos os dias.
Promovemos o envolvimento de todos na organização de forma que cada pessoa seja parte dos processos de inovação e de mudança organizacional, tendo liberdade para intervir na medida do que deseja, deixando a sua marca.
Pretendemos oferecer um ambiente de trabalho que potencie a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento de cada um, de acordo com aquelas que são as suas ambições. Que tenha por base uma forma de estar e de trabalhar sob princípios de respeito mútuo, que promova a excelência do desempenho e o reconhecimento do empenho que todos colocam no dia-a-dia.
Quais as grandes tendências do sector da saúde em Portugal?
O sector da saúde em Portugal tem sido um dos mais mediáticos em 2023. No entanto, quando falamos de tendências, sublinharia três áreas principais: 1) a acessibilidade/disponibilidade do medicamento, garantir a dispensa do medicamento na cadeia de abastecimento, garantindo a promoção do controlo da doença; 2) a conectividade/integração da área tecnológica na área da saúde, quer seja através do desenvolvimento de aplicações para gestão do doente (marcação de consultas, gestão de dados de exames, etc.); continuidade das teleconsultas/ /consultas remotas; quer seja na evolução para uma integração de data, num futuro sistema de saúde que visa uma abordagem centrada no doente; 3) o desenvolvimento da área de self-care, o empoderamento do doente/acesso à informação vs literacia para a saúde, é claramente uma tendência e simultaneamente uma preocupação; o foco na prevenção e na saúde é outra tendência que floresceu durante a pandemia e que veio para ficar, e, por último, a evolução das necessidades de tratamento em linha com o contexto social (exemplo da saúde mental).
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.